Unicentro tem primeira noite de apresentações do Fuca

O festival passou por um intervalo de quatro anos e, agora, retorna com um palco cheio de talentos, com 32 apresentações

A noite de abertura do Festival Unicentro da Canção movimentou o Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. O festival passou por um intervalo de quatro anos e, agora, retorna com um palco cheio de talentos – são 32 apresentações, dividas nas categorias Interpretação e Composição.

Nesta primeira noite classificatória, 16 artistas subiram ao palco. Dioni Oliveira abriu o evento com a interpretação da música “Sangrando”, de Gonzaguinha.

“O Fuca é sempre uma responsabilidade. Essa é a quinta edição que eu participo, mas é sempre uma experiência nova”, compartilha o artista. “Sempre que eu participo de festival, eu busco trazer MPB, por isso escolhi essa música”, explicou.

Na categoria Composição, o primeiro artista a se apresentar foi Antunes, com a música “Pegando Fogo”. “Essa música é bem funk, para festa mesmo, para a galera dançar e se animar. Essa é uma das composições mais dançantes da minha carreira”, conta.

Ao longo da noite, a animação da plateia foi um incentivo para os artistas que subiram ao palco. Doriane Camargo, por exemplo, veio prestigiar Lis Maia.

“Eu conheço a Lis há algum tempo e já a acompanhava. Hoje estamos torcendo por ela porque a voz dela é maravilhosa”, disse. Doriane também acompanhou outras apresentações e gostou do que ouviu. “Está muito bom hoje. As músicas foram bem escolhidas. Está tudo maravilhoso”, avaliou.

Jamilli Vaz está participando do festival pela primeira vez e escolheu a música Romaria para interpretar no palco no Fuca. Um clássico em festivais, a canção tem um significado especial também para a artista.

“Eu escolhi essa música porque é uma música muito importante para mim. Minha família é muito devota de Nossa Senhora Aparecida. Também demonstra a minha raiz do sertanejo, que eu herdei dos meus pais e que traz, então, essa tradição da minha família”, compartilhou.

“O Fuca é a expressão da cultura musical que a Unicentro pode proporcionar para a sociedade”, ressalta o coordenador de Comunicação Social da universidade, Danny Jessé Nascimento. “Trazer o Fuca de volta depois desse intervalo é muito importante. Mesmo com todas as dificuldades que tivemos para essa retomada. Ainda assim, fizemos esse esforço, a Reitoria pediu esse esforço e a estamos muito satisfeitos com o que estamos vendo no palco”, completou.

Homenagem – A abertura do Fuca contou com uma apresentação especial. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, subiu ao palco para interpretar e, também, para receber uma homenagem.

“É muito importante valorizarmos as pessoas que dão o pontapé inicial para que as coisas aconteçam. O professor Aldo, na época, era vice-reitor da Unicentro e naquele momento ele nos pediu que fizéssemos esse evento. A partir disso, o Fuca nasceu e se consolidou. Chegamos a 10ª edição. Então, nada mais justo que homenagear aquela pessoa que deu pontapé inicial”, destacou o coordenador de Comunicação Social da Unicentro, Danny Jessé Nascimento.

Para o secretário Aldo Bona, ver o sucesso do festival é motivo de alegria. “A ideia era que pudesse ser um festival que fosse uma marca da Unicentro”, lembra. “O gosto pela música nos motivou a pensar e a colocar em prática a ideia, mesmo com bastante dificuldade. Ver esse festival crescer em termos de quantidade de pessoas envolvidas, em termos de qualidade das pessoas que se apresentam, é uma alegria muito grande”, comemorou.

Sobre a homenagem recebida, Aldo comenta que o sentimento é de gratidão. “Esse reconhecimento é um combustível para a vida. Essa homenagem que a Unicentro prestou a mim hoje acalenta a alma e é uma injeção de energia para que a gente continue oferecendo e procurando construir sempre as melhores coisas”, afirmou.

Nesta primeira noite, as outras vozes que subiram ao palco na Categoria Interpretação foram:

Vitória de Maria (Hurt – Christina Aguilera)

Maria Eduarda Guimarães (Melhor Sozinha – Luiza Sonza)

Júlia Pazin (Shallow – Lady Gaga e Bradley Cooper)

Eliezer Kailer (Meu pobre Blues – Sergio Sampaio)

João Souza (Always – Bon Jovi)

Mr. Z (Jardins da Babilônia – Rita Lee)

Na Categoria Composição, se apresentaram:

Trio Rapositas (Sem Volta)

Felipe Borges e Banda (Desencontro)

Deloun (Liberta)

Lis Maia (Ninho)

Daniele Krauz (Satélite)

Grupo Dazantyga (Pro Amor eu peço bis)

Reggi (Grãozin)

As apresentações da 10ª Edição do Festival Unicentro da Canção – Fuca continuam nesta terça-feira (19), a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini. Já a grande final é na quinta-feira (21), também a partir das 19h.

A transmissão do evento pode ser acompanhada pelo canal da Unicentro, no Youtube.

Confira aqui a ordem das apresentações do Fuca.

Deixe um comentário