Edital do Cultura Viva tem inscrições prorrogadas até a próxima quinta-feira
A iniciativa busca premiar 21 atividades culturais com investimentos para a promoção do setor no Município
A Secretaria de Cultura de Guarapuava (Secult) prorrogou, até a próxima quinta-feira (14) o prazo da consulta pública para o edital n.º 06/2024, que visa premiar projetos culturais locais com o objetivo de fortalecer a política cultural da cidade. A iniciativa, baseada na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), selecionará e apoiará projetos de Pontos e Pontões de Cultura, espaços comunitários de produção cultural e artística que promovem o acesso à arte e incentivam a participação popular.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância da participação da comunidade nesse processo. “Queremos que todos os cidadãos, artistas e produtores culturais participem ativamente da construção deste edital. Queremos ouvir suas ideias e sugestões para que, juntos, possamos fortalecer a cultura local e garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa.”
O secretário de Cultura, Cristhian Lucas, reforçou o convite. “Convidamos a todos a contribuírem com a consulta pública, pois a participação de cada um é fundamental para que possamos construir uma política cultural cada vez mais justa e participativa.”
Serão premiadas 21 iniciativas, como grupos de dança, grupos folclóricos, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), coletivos de teatro e outras entidades culturais, com R$ 20.232,25 cada.
Quem pode se inscrever
Entidades culturais ou coletivos, com ou sem constituição jurídica, que desenvolvam atividades culturais em comunidades locais, com foco na inclusão social e na democratização da cultura.
Como participar da consulta pública
A população pode enviar sugestões e críticas ao edital preenchendo o protocolo online disponível AQUI. As contribuições serão recebidas até o dia 14 de novembro de 2024.
O que é a Política Nacional de Cultura Viva
A Política Nacional de Cultura Viva é uma política pública do Ministério da Cultura que garante o exercício dos direitos culturais dos cidadãos brasileiros, promovendo a inclusão social, valorizando a diversidade cultural e estimulando o protagonismo social na gestão cultural.
Acesse o edital e demais anexos clicando AQUI.