Seleção de Projetos Culturais da Política Nacional de Cultura Viva está com inscrições abertas

O edital tem como foco a premiação de Pontos e Pontões de Cultura. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abriu as inscrições para o Edital 006/2024 de Seleção de Projetos Culturais, baseado na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

“Este edital é uma grande oportunidade para que nossos artistas e comunidades culturais se expressem e façam a diferença em Guarapuava. Estamos aqui para apoiar e incentivar projetos que celebrem a diversidade e a identidade local, porque sabemos que a cultura é o coração da nossa cidade”, disse o prefeito, Celso Góes.

A Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) é uma iniciativa do Governo Federal, gerida pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e pelo Ministério da Cultura. Seu objetivo é promover e fortalecer as culturas populares e iniciativas culturais nas comunidades, por meio de parcerias intergovernamentais e com a sociedade civil. A PNCV busca articular, capacitar e fomentar ações de entidades e coletivos culturais, valorizando e reconhecendo as diversas culturas do Brasil, promovendo a inclusão e o diálogo cultural.

O edital é uma oportunidade para artistas, produtores culturais e instituições apresentarem suas propostas e concorrerem ao apoio financeiro nas seguintes categorias: Pontos e Pontões de Cultura Popular; Pontos e Pontões de Cultura de Matriz Africana; e Ponto e Pontões de Cultura de Temática e Atuação Livre. Ao todo, são 21 vagas a serem contempladas.

“A participação neste edital é importante para o fortalecimento da cultura de Guarapuava. Queremos apoiar os talentos da nossa cidade e dar espaço para que a diversidade se expresse de forma autêntica. Apoiar a cultura é um gesto de amor pela nossa cidade, ajudando a construir um lugar mais acolhedor e orgulhoso de sua história e diversidade”, comentou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.

O apoio será concedido a projetos que valorizem a diversidade cultural, promovam o acesso à cultura e fortaleçam a identidade local. As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro. O incentivo financeiro tem como propósito fomentar a produção, difusão e circulação de bens culturais em Guarapuava.

O edital e demais anexos podem ser acessados no site da Prefeitura de Guarapuava, ou através do link AQUI.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo email pnab.atendimento@guarapuava.pr.gov.br

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).