Mais de 2,3 mil atletas disputam títulos dos Jogos da Juventude do Paraná

A etapa reúne 2.383 atletas, distribuídos em 192 equipes, representando 59 cidades do estado

Começou nesta quarta-feira (30) a segunda etapa da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) em Campo Mourão, trazendo disputas para definir os campeões de 11 modalidades. A competição, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) em parceria com o município, segue até o dia 1º de novembro.

A etapa reúne 2.383 atletas, distribuídos em 192 equipes, representando 59 cidades do Paraná. Maringá lidera com a maior delegação, com 160 atletas, seguida por Curitiba, com 157, e Cascavel, com 101.

Nesta fase final, os jovens competem em badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, handebol de praia, natação, tênis, tênis de mesa, rugby e voleibol, tanto no masculino quanto no feminino.

Para o diretor de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte, Cristiano Barros D’El Rei, os JOJUPS são uma vitrine do talento jovem paranaense e uma oportunidade valiosa de desenvolvimento esportivo. “Nas modalidades coletivas, veremos a excelência esportiva das quatro melhores equipes”, destaca.

Cristiano também valoriza a presença das modalidades individuais, em que atletas de até 17 anos representam a força do esporte paranaense. “O Paraná disputa diretamente com estados como São Paulo e Santa Catarina na formação de atletas de alto rendimento, e essa final em Campo Mourão evidencia nosso potencial”, afirma.

Os JOJUPS integram a lista de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte. Eles são disputados por jovens de 14 a 17 anos que estejam estudando em escolas do Paraná.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).