III Seminário de Acolhimento Familiar em Guarapuava é nesta terça-feira

Durante o seminário, a prefeitura, em parceria com a Campo Real, lançará o novo projeto “Acolhendo quem acolhe”

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro Universitário Campo Real, realiza o III Seminário de Acolhimento Familiar nesta terça-feira (29). O evento faz parte dos esforços da administração municipal em fortalecer o serviço de acolhimento no município e contará com uma programação completa, abordando temas como o desenvolvimento infantil, o papel do Direito no processo de acolhimento e a importância da rede de apoio.

Celso Góes, prefeito de Guarapuava, salientou a importância de investir em políticas públicas na área. “O acolhimento familiar é um trabalho em conjunto, que envolve a Prefeitura, poder judiciário, os profissionais da área, as famílias acolhedoras e toda a sociedade. Ao fortalecermos essa rede, estamos construindo um futuro mais justo e solidário para todos. Este seminário é mais um passo nessa direção”, disse.

Programação

Na manhã, o seminário será realizado no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, com início às 8h. A programação contará com a apresentação do Serviço Família Acolhedora e palestras com profissionais da área do Direito, que abordarão aspectos legais do acolhimento. À tarde, uma mesa redonda reunirá profissionais da saúde para discutir o desenvolvimento infantil, desde a gestação até a primeira infância.

Já no período da noite, o evento será no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com início às 19h. O evento será dedicada a uma programação cultural e de celebração, com a participação de famílias acolhedoras, profissionais da área e comunidade em geral.

Serviço:

III Seminário de Acolhimento Familiar

Data: 29 de outubro (terça-feira)

Locais:

Manhã e Tarde: Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real (Rua Comendador Norberto, nº 1299, Santa Cruz);

Noite: Teatro Municipal Marina Karam Primak (Padre Chagas, nº 3151 – Centro)

Horários: Conforme programação

Deixe um comentário

Casais guarapuavanos poderão participar de casamento coletivo no próximo mês

Prefeito de Guarapuava participou de reunião com desembargadora sobre o evento que ocorre no dia 18 de maio; inscrições vão até dia 09

O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, participou nessa quinta-feira (10), de uma reunião com a desembargadora Joeci Machado Camargo para falar sobre o Casamento Coletivo 2025, que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba. Ação teve objetivo de convidar os casais guarapuavanos a fazerem parte desse grande momento de celebração e cidadania.

O Casamento Coletivo é um evento tradicional promovido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Sesc Senac PR e diversas instituições que oferecem estrutura e suporte para tornar esse sonho possível. A próxima edição será realizada no dia 18 de maio de 2025, e as inscrições estão abertas até 09 de maio de 2025, sendo elas gratuitas.

Durante sua fala em Guarapuava, a Desembargadora Joeci reforçou a importância do evento, que vai além da oficialização de uniões. “O casamento coletivo é uma ferramenta de inclusão social, garantindo dignidade, segurança jurídica e amor. É uma celebração da cidadania”, destacou.

Quem pode participar

Podem se inscrever casais maiores de 18 anos, de todo o estado do Paraná, que desejam oficializar sua união civil. A prioridade é dada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, mas o evento é aberto a todos que desejam realizar o casamento com o apoio do projeto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de maio de 2025. Para isso, os casais devem se inscrever no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, levando a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa
  • Comprovante de residência.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, destacou os próximos passos para a participação dos guarapuavanos. “Então o nosso desafio agora, é encontrarmos um casal, mas como o prefeito Baitala solicitou, nós queremos levar mais de um casal, afinal temos alguns pedidos quanto a isso. Então agora nós vamos nos organizar e buscar levar esse ou esses casais para esta iniciativa no dia 18 de Maio”, disse Helena.