Fórum de Ciência e Tecnologia apresenta números de Guarapuava
Evento contou com a presença de entidades, e trouxe indicadores socioeconômicos da região
Nesta manhã terça-feira (22), ocorreu a apresentação dos indicadores econômicos de Guarapuava. O evento, promovido pelo Fórum de Ciência e Tecnologia (Fórum CT&I), Sebrae e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), contou com a presença de diversas entidades, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil.
A pesquisa traz dados detalhados sobre o desenvolvimento de Guarapuava nos últimos anos e faz uma análise comparativa dos setores, inclusive, em relação a outros municípios do estado. Além de apresentar os dados, o evento tem o objetivo de planejar o futuro econômico da região com ideias novas e novas empresas a partir dos dados com um relatório preciso da região.
“É muito importante que os nossos governantes saibam desses números que ajudam a entender onde Guarapuava está, e onde ela deve chegar nos próximos anos. A pesquisa feita pelo Fórum CT&I, Sebrae e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI), só vem a agregar para a sociedade, assim, como a nossa pesquisa Guarapuava em Números que também tem uma análise detalhada dos índices de saúde, educação e segurança, infraestrutura e aspectos sociais e econômicos, e em breve será lançada a segunda edição”, comentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira.
A pesquisa está disponível no site do Fórum de Ciência e Tecnologia de Guarapuava e pode ser acessada gratuitamente. Os dados são atualizados anualmente pelas entidades responsáveis.
“Guarapuava tem crescido muito desde 2013, com a construção do parque tecnológico em 2018 e um crescimento significativo em 2020. Esse desenvolvimento representa uma mudança de um modelo individualista para um que envolve várias partes, como o governo, as empresas e as universidades, em uma relação de cooperação. Esta pesquisa é mais uma prova disso”, ressaltou a presidente do Fórum de Ciência e Tecnologia de Guarapuava, Ana Klosowski.
Guarapuava em Números
A ACIG informa que também encomendou uma pesquisa, conduzida pelo Centro de Estudo e Pesquisas e Planejamento Empresarial (CEPPE do Brasil), que já está em sua segunda edição. A coletânea de dados traz uma análise da última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e oferece um comparativo detalhado abordando informações cruciais, como oportunidades de investimento, segurança, evolução do PIB, número de empresas e Microempreendedores Individuais (MEI), empregabilidade, aspectos territoriais, econômicos, de saúde, segurança entre outros tópicos.
A segunda edição do estudo será publicada em breve nos canais oficiais da entidade. Nesta sexta-feira (25), às 9h, vai ao ar o episódio 26 do podcast Café com ACIG, que aborda os principais dados da edição do Guarapuava em Números 2024. Para assistir, basta acessar o canal do YouTube: ACIG TV, ou clicar aqui.
Com informações da Acig