Guarapuava tem investido em tecnologia e inovação para se tornar uma smart city (cidade digital e inteligente). “Estamos aplicando um conjunto de estratégias para fazer com que as inovações sejam implantadas na cidade e, ainda, para que os os guarapuavanos estejam preparados para elas”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho, durante o III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste do Paraná. O evento, realizado em Francisco Beltrão, reuniu prefeitos, gestores, vereadores e empresários, com o objetivo de compartilhar informações e modelos que resultem em eficiência de gestão e melhor atendimento à população.
Entre as iniciativas apresentadas por Cesar Filho está o aplicativo Fala Saúde, que sem receio da interação e da avaliação dos usuários, traz mais transparência aos serviços prestados, além de garantir a melhoria contínua do atendimento na saúde. Outro ponto destacado foi a implantação dos contentores subterrâneos, que elegeu Guarapuava como a primeira cidade do Paraná a implantar essa tecnologia. O prefeito destacou ainda que um dos pilares que leva uma cidade e seus habitantes ao desenvolvimento é o da educação. “O foco é fazer com que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico, a reflexão e o pensar, para que elas estejam preparadas para o futuro que vão encontrar. Incentivamos ainda os jovens a desenvolverem projetos e aproveitarem essa facilidade que possuem com a tecnologia para fazer algo diferente e inovador”.
No campo da educação, Guarapuava conta com aulas de robótica, oficinas no Laboratório de Ideias, ações de inclusão social para crianças, jovens, adultos e idosos, preparando todos para acompanhar as evoluções tecnológicas. “As estratégias de inovação tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo município, por isso trabalhamos a área da saúde, educação, serviços urbanos, meio ambiente e tantas outras, Através disso, é possível construir uma cidade com espírito empreendedor e voltada à inovação”, afirmou.
O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, elogiou as ações desenvolvidas no âmbito da inovação tecnológica da cidade. “Guarapuava é uma das cidades mais inspiradoras em relação ao desenvolvimento e inovação. Convidamos o prefeito para apresentar as iniciativas, e conquistas para torná-las conhecidas e reconhecidas para os mais de 30 municípios que estão representados nesse evento, parabéns a cidade parabéns ao prefeito e desejamos que venham mais projetos por aí”.
O evento contou com diversas palestras e discussões sobre as cidades que buscam o desenvolvimento na área digital. O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência falou sobre as políticas estaduais para as cidades paranaenses da atuação estratégica em governança em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), implantação de Parques Tecnológicos, além do suporte para levar inovação aos municípios. O III Fórum de Cidades Digitais do Sudeste Paranaense foi realizado pela RCD (Rede Cidade Digital), em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão.
(Fonte e foto: Assessoria)