“2028 começa agora”, aconselha Zeca Dirceu a quem não se elegeu em 2024

Deputado pede persistência e sinaliza apoio às lideranças populares para fortalecerem seu protagonismo e representação nos próximos anos

Há pouco mais de uma semana do primeiro turno das eleições municipais de 2024, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) reuniu cerca de 200 candidatos, em modo remoto, na noite da última segunda-feira (14), para reafirmar seu compromisso com essas lideranças municipais que não foram eleitas ou reconduzidas aos mandatos eletivos, com a finalidade de motivá-las a continuarem sua caminhada de representação popular.

“Reafirmo nossa disposição de contribuir, colaborar, de auxiliar a caminhada política, de liderança comunitária e de luta de cada um e de cada uma de vocês”, disse Zeca aos participantes. “Nas minhas andanças pelo estado, conversei com centenas de candidatos e candidatas, sempre batendo na seguinte tecla: independentemente de quem conseguir se eleger ou não, todo mundo recebe votos de alguém que tem um sonho, uma esperança, uma angústia e que, diante de uma necessidade, deposita a confiança nesta ou naquela candidatura”, argumentou Zeca Dirceu.

“É nossa tarefa, de quem tem mandatos eletivos e dirigentes partidários, cuidar de cada uma dessas pessoas, desses votos e dessa confiança depositada nas urnas, para construir a mudança na correlação de forças no município no futuro e para apoiar a implementação de seus projetos”, completou Zeca. Sob o lema “2026… 2028 começa agora”, o parlamentar paranaense já desenha uma série de estratégias para fortalecer a ação dessas lideranças que se dispuseram a disputar vagas no Legislativo e no Executivo municipais este ano.

Construção tijolo a tijolo

Na reunião, os participantes conheceram as histórias de vida e os depoimentos de quem disputou mais de uma eleição e somente agora, em 2024, pode comemorar a vitória nas urnas ou, mesmo ficando de fora em outros pleitos no passado, conquistaram desta vez a aprovação popular e o reconhecimento do trabalho realizado.

É o caso da vereadora eleita de Alto Paraíso, Eliane Caetano (UB), que somou 201 votos nas eleições deste ano, conquistando o terceiro lugar entre os candidatos mais votados do município para ocupar as nove cadeiras disponíveis na Câmara de Vereadores. Em 2020, ela havia ficado de fora e atribuiu ao distanciamento social da pandemia o resultado das urnas. “Não desanime, persista! E não deixe de atuar. Fique sempre próximo à família, aos amigos e à população”, recomendou.

Tião do Karatê (PP), vereador eleito em Campo Mourão, com 1.140 votos, se disse orgulhoso em ter votos computados em todas as urnas do município, diferentemente dos outros anos em que disputou uma cadeira na Câmara Municipal e não alcançou êxito eleitoral. “A presença muito forte junto à comunidade e o trabalho social realizado não permite amargar derrotas. A gente continua, no dia seguinte, e no próximo, buscando sempre recursos para continuar implementando os projetos coletivos”, disse.

Ele lembrou que, há 4 anos, participou de uma reunião promovida pelo deputado Zeca Dirceu na condição dos que ficaram de fora e que, agora, faz questão de levar sua mensagem de perseverança a todos os que, desta vez, não atingiram votação para assumir uma cadeira no Parlamento. “Agradeço a parceria constante e o apoio do deputado Zeca Dirceu antes e durante o período eleitoral. É um incentivo a mais para gente acreditar na nossa representação popular”, acrescentou Tião.

Eleito por média, o Professor José Fachin (PT) fez 373 votos e garantiu a última das 13 cadeiras da Câmara Municipal de Pitanga, na quarta eleição que disputou. Ele destacou na reunião a importância da participação de todos os candidatos e candidatas de sua chapa, que se dispuseram a disputar com ele as vagas, para fortalecer o coeficiente eleitoral partidário, o que, por sua vez, assegurou a ele ser o único representante do PT no Legislativo local. “Carrego também esse compromisso com relação aos que não se elegeram, de levar para o espaço da Câmara Municipal também um pouco de suas lutas, bandeiras e demandas”, afirmou.

O debate sobre a continuidade do trabalho dessas lideranças também passa pela reconstrução e fortalecimento da base de apoio do governo do Presidente Lula nos municípios do Paraná. “Precisamos ampliar as filiações, focar nossa atuação nas comunidades e fortalecer os diretórios municipais para melhor representar o conjunto da população”, disse a candidata a vereadora em Cascavel, Glades Rossi (PT), que somou 1.541 votos e é a primeira suplente do PT na cidade.

Nesta quinta-feira (17), será a vez do deputado federal Zeca Dirceu reunir quem conquistou a eleição ou reeleição nas urnas no primeiro turno das eleições no Paraná.

“Vale para estes a mesma mensagem, ou seja, o quanto é importante e fundamental para se alcançar o sucesso na eleição ou em um mandato eletivo traçar um bom planejamento das ações, estabelecer metas e prazos de cumprimento das demandas, organizar com clareza e transparência os trabalhos, conhecer bem o eleitorado e fortalecer dia a dia o contato com a população”, disse. Para Zeca, esses planejamento e organização são a melhor forma de fazer de 2026 uma continuidade do que foi positivo agora para projetar o sucesso de uma nova caminhada em 2028.

Deixe um comentário