Feriado: Confira como fica o funcionamento do comércio em Guarapuava

As lojas do centro fecham no sábado. O shopping funciona com horário especial

Neste sábado (12), o feriado duplo que celebra o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai alterar o funcionamento do comércio no centro de Guarapuava. As lojas do centro, seguindo a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025, permanecerão fechadas, enquanto o Shopping Cidade dos Lagos funcionará de acordo com horário especial para o feriado.

De acordo com as regras da Convenção Coletiva, o trabalho dos funcionários do comércio é proibido em feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme o Artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por isso, as lojas do centro de Guarapuava estarão fechadas neste sábado e só reabrirão na segunda-feira, 14 de outubro, no horário habitual, das 9h às 18h.

Horário de funcionamento do Shopping

Já o Shopping Cidade dos Lagos, que não segue as mesmas convenções do comércio de rua, terá funcionamento diferenciado no feriado. As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação atenderá das 11h às 22h, horário que se mantém mesmo em dias de feriado. Além disso, haverá programação de Dia das Crianças nos dias 12 e 13, a partir das 14h.

Feriado Duplo

Os feriados nacionais têm suas origens em momentos históricos, religiosos ou cívicos que marcam a cultura e identidade de um país. No Brasil, muitos feriados estão relacionados a eventos religiosos. Esse é o caso do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país desde 1930.

A celebração do dia 12 de outubro remete à descoberta da imagem da santa por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717, um evento que se tornou um símbolo de fé para milhões de brasileiros. Em 1980, o dia foi oficializado como feriado nacional pelo então presidente João Figueiredo, reforçando o caráter religioso da data.

Além dos feriados religiosos, o Brasil também instituiu feriados civis para valorizar temas importantes, como o Dia das Crianças. Criado em 1924, o feriado inicialmente não teve tanto apelo comercial, ganhando relevância ao longo das décadas seguintes.

Atualmente, o Dia das Crianças é amplamente celebrado, não apenas como uma data para homenagear os pequenos, mas também como um período movimentado para o comércio, com grande foco na venda de brinquedos e produtos infantis. Dessa forma, feriados como esses integram tanto a dimensão religiosa e cultural quanto o estímulo à economia do país.

Com informações da Acig

Deixe um comentário