Evento foi oficialmente lançado na noite da última sexta-feira, em Candói
Crédito: Fabiana Fabricio
Foi dada a largada. A XVI Festa Nacional do Charque, em Candói, foi oficialmente lançada na última sexta-feira (29), com a participação de 24 veículos de imprensa, prefeito Gelson Costa, vice-prefeito Christian Picolo, Rainha da Festa Nacional do Charque 2018, Joana Sirlei Gonçalino, 1º Princesa Raquel Tauana Padilha e a 2º Princesa Kelly Monteiro Zenaro.
Também prestigiaram o evento o deputado federal Aliel Machado, presidente da Câmara de Vereadores Valdir Costa, vereadores Mauri Bellé, Nilson Rodrigues, Zezinho Mis, Sérgio Vargas, Valter da Luz, Celso Turok, secretários e assessores do prefeito.
A festa deste ano será realizada no Centro de Eventos Antônio Loures Alves e terá início no dia 22 de agosto e segue até dia 26 de agosto.
Nesta edição, serão 17 pratos para degustação, destes, nove totalmente à base de charque. Os pratos vão desde escondidinho de charque, quirera de charque, feijão tropeiro, linguiça de charque, salada de charque, bolinho de charque, arroz carreteiro e até paçoca de charque.
A tradicional Cavalgada dará início às festividades, no dia 22 de agosto, saindo da Comunidade de Cachoeira, passando pelas Comunidades de Rio Novo, Santa Marta, Corvo Branco II, percorrendo 48 km até a chegada no Centro de Eventos, no dia 24 de agosto. Serão cerca de 300 participantes entre cavaleiros e amazonas de vários municípios da região.
Haverá exposição nos pavilhões da Indústria e Comércio e também palestras e o Encontro da mulher Candoiana. Entre os dias 24 e 25 de agosto acontece o Rodeio Country, com início às 20h30, reunindo peões de várias regiões na modalidade montaria em touro.
A grande novidade deste ano é a 6º Etapa da Copa Integração de Velocross do Paraná, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto. São mais de 180 pilotos participando, distribuídos em 18 categorias incluindo a de trilheiros.
EXPECTATIVA
Para o prefeito Gelson Costa, muitas pessoas que vão à Festa do Charque é por conta da gastronomia, que neste ano terá nove pratos à base de charque e também outros tipos de alimentação. Ele também destaca os shows que são a nível nacional.
Costa também chama a atenção para a XIV Cavalgada, com 48 km de percurso pelo interior do município. É uma tradição, pois Candói era rota de passagem dos tropeiros. Eles fomentaram inclusive a formação de vilas, cidades e também a economia regional, frisa o prefeito.
Para ele, a expectativa para a festa deste ano é muito grande, pois há dois anos que não é realizada, e por isso, deve receber um público recorde.
O chefe do executivo conta que na festa são consumidos cerca de 1,5 mil quilos de charque, cuja produção é toda realizada no município.
PROGRAMAÇÃO
22 de agosto
- Saída da 19ª Cavalgada da Integração da comunidade Cachoeira
23 de agosto
- 19 horas – Abertura dos pavilhões da Indústria e Comércio (setor de móveis confecções, calçados, bijuterias)
- 21h30: Show gospel com a Banda Discoprise
24 de agosto
- 11 horas: Chegada da Cavalgada da Integração no Centro de Eventos
- 12 horas: Almoço a Base de Charque
- 19 horas: Jantar a base de Charque
- 20h30: Rodeio Country
- 22h30: Show com a dupla Di Paulo e Paulino
- 23h55: Baile com Jeito Garoto
25 de agosto
- 8 horas: Encontro da Mulher Candoiana
- 9 horas: Início do treino para a Copa Guaramotos de Velocros
- 12 horas: Almoço a Base de Charque
- 19 horas: Cerimonial em comemoração ao 28º aniversário de Candói
- 19h30: Jantar a base de Charque
- 20h30: Rodeio Country (touro)
- 23 horas: Show com Leonardo, e depois com Antony & Gabriel
26 de agosto
- 9 horas: Copa Guaramotos de Velocros (motos)
- 9 horas: Início dos ensaios para a final do Canta Candói
- 12 horas: Almoço a base de charque
- 18 horas: Final do Canta Candói
- 19 horas: Jantar a base de charque com 19 pratos
- 23 horas – Baile com Crioulo Batista.