Alunos de Ensino Médio fizeram as provas do PAC Unicentro, neste domingo

Diferente do vestibular tradicional, no PAC os estudantes realizam três provas, uma a cada ano do Ensino Médio

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, neste domingo (22), as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC). A edição deste ano registrou 7.989 inscritos e, desse total, 7.473 compareceram aos locais de prova.

“Nós tivemos um aumento no número de candidatos inscritos em relação ao ano anterior. Isso é bom para a universidade e para os candidatos”, avalia a coordenadora de Processos Seletivos, Maria Aparecida Mores Pinto.

“Significa que tivemos mais pessoas reconhecendo o papel da universidade na sociedade e ampliando as oportunidades de ingresso para muitos candidatos que pretendem cursar um dos cursos de graduação da Unicentro”, complementou.

Provas foram aplicadas em sete cidades do Paraná. Foto: Coorc

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, ainda destaca que o número de inscritos no PAC tem sido similar ao do vestibular, o que reforça que os estudantes estão, cada vez mais, procurando a Unicentro. “Nós estamos muito felizes pela procura e temos a certeza de que esses estudantes serão muito bem-vindos na nossa universidade, essa universidade pública, gratuita, de qualidade e que tem transformado muitas vidas”, ressalta.

PAC – Diferente do vestibular tradicional, no PAC os estudantes realizam três provas, uma a cada ano do Ensino Médio. Nas avaliações, são cobrados apenas os conteúdos referentes à série em que o aluno está matriculado. Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Imperatriz Leopoldina, Josiane Gaspar, que acompanhou mais de 30 alunos ao local de prova, o PAC é uma oportunidade para que os estudantes conheçam como são as avaliações.

“Eles conseguem aprender a fazer vestibular fazendo uma prova externa, desde o primeiro ano. É um formato que é mais fácil para eles nesse começo e também em relação à quantidade de vagas. Assim, eles podem utilizar melhor, ter mais chances de entrar na Unicentro”, pontuou.

A professora também destacou que, nos últimos anos, tem percebido crescer o interesse dos alunos em ingressar em um dos cursos da Unicentro. “Antes, havia uma tendência forte dos alunos quererem ir para Curitiba ou Londrina. Agora, eles têm percebido como a Unicentro oferece um bom ensino também”, compartilhou.

Em Guarapuava, as provas do PAC 1 foram no Câmpus Santa Cruz e, do PAC 2 e 3, no Cedeteg. Foto: Coorc

 

O PAC 3 é a etapa em que os candidatos fazem a indicação do curso em que pretendem disputar uma vaga. Maria Fernanda Fabrício de Lima, por exemplo, estuda no município de Pinhão e fez a prova no câmpus Cedeteg em busca de uma vaga no curso de Educação Física. Para ela, fazer o PAC significa ter mais chances de ingresso. “Porque você tem exatamente 3 anos. Aí a gente vai se preparando, vai melhorando a cada ano e é menos conteúdo”, pontua.

Provas – A avaliação foi aplicada em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Os candidatos responderam a 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos correspondentes a cada série do Ensino Médio, distribuídas entre as disciplinas de Arte; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol –; Língua Portuguesa; Matemática; Química; e Sociologia, além da redação.

Resultados – A previsão é de que a lista de aprovados seja divulgada a partir do dia 8 de novembro pelos canais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões devem estar disponíveis na página do PAC a partir desta segunda-feira (23).