Energisa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para PCD

Na Energisa, a inclusão é uma prática diária que transforma vidas. Seja no escritório ou em campo, a empresa valoriza as habilidades de cada colaborador e proporciona oportunidades de desenvolvimento, independentemente de deficiência.

Acreditar em si mesmo, sentir-se acolhida e motivada no trabalho. São apenas alguns pontos da rotina da analista de Recursos Humanos Andressa Cristina da Silva Vieira. PCD desde os 15 anos em decorrência de um acidente, ela estava acostumada com ambientes que enxergavam a Pessoa com Deficiência como alguém “limitado”, e na Energisa foi diferente.

Andressa passou por um processo seletivo para o cargo de assistente de RH na distribuidora de energia e conquistou a vaga, ingressando na empresa em março de 2019. Pouco tempo depois, o gerente da época lhe deu o desafio de promover eventos para caminhadas.

“No início, isso me causou certo impacto, mas depois vi que ele me abriu portas. Ele não viu como limitada, me viu como um potencial. Topei o desafio e mostrei para todos minha capacidade”, conta Andressa, acrescentando que a Energisa possibilita oportunidades, plano de carreira e ferramentas para acolher a todos, independente de deficiência.

A analista lembra que todas as regiões atendidas pela Sul-Sudeste receberam os eventos e todos foram um sucesso, rendendo-lhe reconhecimentos. “Esse desafio me fez pensar que ‘sim, eu consigo, eu posso’ e acreditar em mim mesma. Foi um diferencial que fez eu me desenvolver”, destacou.

“Dali em diante, percebi que o que conta para o PCD é o que a empresa o faz acreditar. Se a empresa o limita nas suas atividades, ele vai ser limitado. Caso contrário ele se sente acolhido e confiante para ir além e entregar mais que o potencial. É um sentimento muito bom não ser visto como diferente e dá gosto de vestir a camisa”, enfatizou a profissional.

No trabalho de campo também há espaço para todos. E uma dessas forças é Rodrigo Antônio Augusto, eletricista de distribuição da Energisa. Quando adolescente, ele trabalhou em uma fábrica de calçados, onde sofreu um acidente que resultou na amputação de um dedo da mão esquerda.

Rodrigo Antônio Augusto, eletricista de distribuição (Foto: Divulgação)

Ao longo de sua trajetória profissional, Rodrigo enfrentou muitas piadas maldosas, mas tudo mudou quando ingressou na Energisa, seu primeiro emprego como pessoa com deficiência (PCD). Ele decidiu se inscrever no Curso de Formação de Eletricistas de Distribuição e conseguiu uma vaga. Após concluir a capacitação, teve a oportunidade de trabalhar na distribuidora, onde já está há quase dois anos.

“É o melhor emprego que já tive, tanto pela empresa quanto pelos colegas de trabalho. Aqui, não há preconceito e existe muito respeito entre todos”, afirmou Rodrigo.

Ele também destaca a importância da colaboração nas equipes. “Algumas tarefas que exigem mais da mão são um pouco mais desafiadoras, mas há paciência e compreensão. Não sinto pressão, apenas apoio e confiança na minha capacidade. Para mim, isso não é uma limitação, mas sim uma adaptação que me permite trabalhar com segurança”, ressaltou.

Satisfeito com sua rotina, Rodrigo tem grandes aspirações para seu desenvolvimento profissional. “Quero fazer cursos de eletrotécnica e tenho interesse em atuar no setor de Perdas, ajudando a combater furtos e fraudes de energia. Como costumo dizer: ‘Bora para cima, que foguete não tem ré’”, finalizou o eletricista.

Venha fazer parte!

Assim como a Andressa e o Rodrigo, muitos outros profissionais, em diferentes áreas, têm exercido com zelo e segurança o seu papel na Energisa. A Energisa é uma porta de oportunidades para o desenvolvimento profissional nas mais diversas áreas e tem como foco as pessoas e suas habilidades, sem distinção de gênero, deficiência, raça, religião, orientação sexual ou qualquer outra característica.

Dessa forma, qualquer pessoa que se enquadre nos perfis das vagas, mesmo que não sejam exclusivas para PCD, pode cadastrar o seu currículo no Portal de Carreiras da Energisa.

Deixe um comentário