TRE-PR frustra censura de Celso Góes e libera campanha colorida de Dr. Antenor
A Justiça Eleitoral de Guarapuava proferiu, nesse sábado (14), uma decisão em favor da campanha de Dr. Antenor e Antonio Araújo. Em resposta a uma representação apresentada pela coligação “Guarapuava Cada Vez Melhor”, encabeçada pelo atual prefeito Celso Góes, a juíza Carmen Silvania Zolandeck Mondin, da 43ª Zona Eleitoral, autorizou a devolução de parte dos materiais da campanha “Guarapuava de Toda Nossa Gente” que não tenham as características referidas na ação.
Segundo a coordenação da campanha, a coligação de Góes havia questionado o uso de materiais gráficos, peças na internet e tevê, alegando que seriam semelhantes à identidade visual do Governo Federal, o que poderia confundir os eleitores.
No entanto, a decisão da juíza garantiu que apenas os materiais específicos que se assemelham à soma de grafismo nas cores da marca governamental sejam retirados, enquanto a maior parte dos itens de campanha que foram apreendidos poderá ser devolvida à equipe de Dr. Antenor.
Em sua decisão, a magistrada negou também o pedido da coligação de Celso Góes para aumentar as multas sobre a campanha de Antenor e reconheceu que não houve descumprimento de ordens judiciais por parte dos representados.
Guilherme Daldin, marqueteiro da campanha de Dr. Antenor, celebrou a decisão, ressaltando que a tentativa dos adversários não abalou a campanha. “Tentaram nos censurar, mas o que eles não conseguem entender é que a tradução estética, poética e semiótica da campanha é uma só: o Dr. Antenor nos braços do povo. O resto é detalhe!”, afirmou Daldin.
A defesa de Dr. Antenor também destacou a relevância da decisão. O advogado Luiz Eduardo Peccinin afirmou que o objetivo da coligação adversária, de tentar esconder o apoio do presidente Lula à campanha de Antenor, fracassou. “A ação que tentava censurar toda nossa campanha ‘pariu um rato’. Sobre o grafismo atacado por nossos adversários, confiamos na sua regularidade e assim vamos comprovar”, declarou, garantindo que as determinações judiciais serão cumpridas.
O coordenador da campanha “Guarapuava de Toda Nossa Gente” João Nieckars, reforçou que a tentativa de prejudicar a campanha teve um efeito contrário, gerando uma forte mobilização popular em apoio ao Dr. Antenor. Ele afirmou que o foco da campanha continuará sendo o diálogo com a população e a apresentação de propostas concretas nas áreas de saúde, mobilidade urbana e zeladoria, pilares centrais da chapa. “Nem nós esperávamos receber tanto apoio”, afirmou Nieckars.
O jornal Extra informa que as ações dos demais candidatos não foram publicadas porque não recebeu nenhum material de campanha para divulgação. O espaço está aberto a todos.