Energisa se prepara para o período de chuvas em Guarapuava

Com manutenções preventivas, empresa destina recursos com objetivo de dar mais robustez ao sistema elétrico durante a temporada de chuvas

Com a proximidade da primavera e expectativa de fim da estiagem, há uma preocupação com o início da temporada de chuvas e temporais. Por conta disso, em 2024, a Energisa Sul-Sudeste investiu em ações e manutenções preventivas em Guarapuava, com o intuito de preparar a rede de maneira antecipada e evitar que os vendavais tragam impactos ao fornecimento da energia elétrica.

De acordo com a climatologista e consultora do clima draª Ana Paula Paes, a tendência é que as chuvas permaneçam abaixo da média durante o mês de setembro. A boa notícia é que a chuva está próxima. Conforme Ana Paula, a partir do próximo fim de semana (dias 14 e 15), há previsão de chuva para a região. Em contrapartida, um detalhe que pode não agradar muito é que as temperaturas tendem a permanecer acima da média, pelo menos, até o final do ano.

Nos dias de temporais, grande parte dos desligamentos de energia registrados estão correlacionados a árvores na rede elétrica. Por esse motivo, além dos investimentos, manutenções preventivas e melhorias na rede elétrica, a Energisa inclui um cronograma de poda das espécies que oferecem risco ao fornecimento de energia.

“Já vivenciamos temporais totalmente atípicos, cujos ventos causaram grandes estragos. Por essa razão, o trabalho preventivo de proteção à rede que é feito ao longo de todo ano foi antecipado e reforçado para que possamos preparar a rede elétrica para as situações de contingência”, explicou o gerente do Departamento de Operação da Energisa, Tiago Diório Sanches,

Como parte dessa atuação preventiva, nos primeiros sete meses deste ano, foram executadas mais de 4 mil podas no município de Guarapuava. Apesar de a responsabilidade das podas de árvores, por lei, ser das prefeituras nos espaços públicos e dos donos de imóveis ou condomínios, quando as árvores estão em áreas privadas, a Energisa faz a desobstrução da rede de forma emergencial nos locais em que os galhos representam um risco à segurança das pessoas e da rede elétrica.

Tiago reforça que “todas as ações são desenvolvidas para que a parte mais importante dessa cadeia, que são os nossos clientes, possa ter energia de qualidade mesmo com as adversidades causadas pelas mudanças climáticas que ano a ano vêm se acentuando em nossas regiões de atuação”.

Equipes em campo

Para dar conta de toda essa demanda emergencial, a empresa estruturou uma área específica para a gestão de podas que, com aporte tecnológico e monitoramento inteligente das espécies, diariamente coloca nas ruas, inclusive aos finais de semana, profissionais qualificados e caminhões equipados com cesto aéreo e trituradores de galhos, para realizarem a desobstrução da rede de energia elétrica.

“A intenção é justamente livrar a fiação e evitar que cabos de energia sejam rompidos e danificados por galhos ou até árvores inteiras que, com a força do vento, podem ser lançadas sobre a rede elétrica, causando prejuízos aos nossos clientes”, acrescentou Tiago.

Parte desse cronograma é cumprida pelas equipes de linha viva, que trabalham com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra com a interrupção no fornecimento da energia.

Além de antecipar estrategicamente os procedimentos operacionais, as medidas preventivas da Energisa incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas, o que garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.

A população deve também ficar atenta a cuidados importantes: em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Se estiver na rua, procure um lugar seguro e não se aproxime de cabos partidos. Em caso de urgência, entre em contato a Energisa pelas redes sociais, pelo aplicativo Energisa On, pelo site www.energisa.com.br ou pelo Call Center 0800 70 10 326.