Episódios iniciais do documentário dos 50 anos de Itaipu já estão no Youtube

Os quatro primeiros episódios da série do documentário sobre os 50 anos da Itaipu Binacional já podem ser assistidos no Youtube. Depois do lançamento no dia 7 de julho, em Foz do Iguaçu, e exibições em Curitiba e em Brasília, agora a produção está disponível para todo o público interessado.

O canal da Itaipu no Youtube é youtube.com/@itaipubinacional. Confira os links:
Episódio 1: https://www.youtube.com/watch?v=vAnbRz9lZ10
Episódio 2: https://www.youtube.com/watch?v=flBCp628epQ
Episódio 3: https://www.youtube.com/watch?v=vchI-LH3shw
Episódio 4: https://www.youtube.com/watch?v=sSHpbNlu8dg

O primeiro episódio – “Antes da Explosão” – mostra a Foz do Iguaçu dos anos 70, período que antecedeu o início da construção da usina. Já o segundo, “Estamos Chegando”, presta uma homenagem aos barrageiros, que deram vida à grande obra. A produção de energia e a construção das primeiras máquinas é o tema de “Faça-se a luz”, e o último episódio, “Arca de Noé”, mostra os cuidados com a natureza, em especial a operação Mymba-Kuera, para erguer a usina.

Cada episódio tem cerca de 20 minutos de duração e dão vida a quem ajudou a construir Itaipu e estudar sobre a usina. Por onde passa, o documentário tem emocionado o público. É um marco para essa e outras gerações futuras sobre a história da usina e das pessoas que contribuíram e contribuem para deixar um legado de uma das obras monumentais mais importantes do mundo.

O material foi produzido pela Vídeo Up, sob a direção de Marcelo Hammarstron e produção executiva de Digão Monzon. A coordenação é da Assessoria de Comunicação Social e da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu.

Histórico – Durante a pré-estreia do documentário, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, destacou: “Esse é um ano histórico. São 50 anos de Itaipu, 50 anos de muito trabalho, de muita luta e, principalmente, de muita harmonia entre Brasil e Paraguai. Essa série de vídeos explica Itaipu desde sua origem, aonde chegamos, mas também é um momento em que refletimos para onde vamos.”

As gravações foram feitas em 13 cidades diferentes, ao longo de quase sete meses. Foram 64 entrevistas, que trazem desde a expectativa pela construção até os mais recentes projetos de Itaipu. Os outros quatro episódios, que ainda serão lançados, falam sobre as ações sociais da Itaipu, educação, ciência e tecnologia e o turismo.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril