Itaipu e Itaipu Parquetec estreitam relações com a Enap para desenvolver colaboradores

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec receberam, na última quinta-feira (29), a visita de representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – fundação vinculada ao governo federal, reconhecida pela excelência na formação de servidores públicos em todo o Brasil por meio de cursos, especializações, mestrados e doutorados em diversas áreas de conhecimento.

Participaram o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha; o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo; a presidente da Enap, Betânia Peixoto Lemos; a coordenadora-geral da Gestão do Conhecimento e Comunidades para a Inovação (GNova Comunidades), Denise Vianna Koche; e a assessora da presidenta da Enap, Raquel Nunes – além de assistentes da Diretoria Administrativa e de gestores de Recursos Humanos da Itaipu.

O objetivo do encontro foi fortalecer conexões e debater possíveis parcerias para o desenvolvimento de colaboradores aproveitando o conteúdo disponibilizado pela Enap, pautado nas melhores e mais atualizadas práticas do serviço público.

Nesse sentido, foi apresentado um termo de adesão ao protocolo de intenções para a oferta aberta de cursos autoinstrucionais disponibilizados pela Enap na Plataforma EV.G, de ensino a distância.

A Itaipu e o Itaipu Parquetec aproveitaram a ocasião para apresentar à Enap as suas ações e experiências na área de educação, na Sala Milton Santos.

A agenda também contou com visita ao laboratório com rede 5G privativa do Brasil, o PTI 5GLab; ao Lab Maker Iguaçu, ambiente de inovação que permite a aprendizagem prática de criação “mão na massa”; ao Centro de Gestão Energética, que desenvolve soluções de monitoramento, controle e otimização de sistemas de geração de energia para o setor elétrico brasileiro; e à usina.

A Enap – Criada há 38 anos, a escola tem como papel transformar a administração pública, acelerando a transformação no ensino e a gestão organizacional, digital, social e econômica. Com mais de 750 cursos, a Enap tem contribuído na solução dos desafios de políticas públicas, para a formação de agentes públicos inovadores e para o aprimoramento da qualidade do serviço ofertado à sociedade.

Deixe um comentário

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão com inscrições abertas

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Abriram, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público que vai contratar dois mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O prazo de inscrição vai até 13 de maio. Os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O candidato também deverá declarar no ato da inscrição que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

Os editais completos dos dois concursos estão no site do IBFC.