Homicídio Qualificado pelo motivo torpe com erro na execução

Foi a julgamento perante o Tribunal do Júri da Comarca de Guarapuava, nesta terça-feira (27), o réu F. J. P., o qual foi denunciado pela prática do crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe com erro na execução, previsto no artigo 121, §2º, inciso I (motivo torpe – vingança), na forma do artigo 20, § 3º, ambos do Código Penal, tendo como vítima pretendida o jovem B. J. da L.  e vítima real R. F. J. C.

O grave crime ocorreu no dia 15 de dezembro de 2016, por volta das 22 h e 30 min, em frente a residência localizada na Rua das Limeiras nº 96, Bairro São Cristóvão, nesta Cidade e Comarca.

Na data dos fatos, o denunciado F. J. P. efetuou um disparo de arma de fogo com a intenção de matar a vítima B. J. D. L. e, por erro na execução, atingiu a vítima R. F. J. C., o qual encontrava-se em frente da sua residência conversando com um vizinho, e nada tinha a ver com os desentendimentos anteriores.

O denunciado F. J. P. saiu de casa armado ao encalço dos agressores de seu filho, o qual havia brigado e apanhado, em via pública, de outros três adolescentes, alguns minutos antes.

Quando o denunciado F. J. P. avistou em via pública um dos agressores que se encontravam juntos de outros dois que não haviam se envolvido na briga, desceu do seu veículo com arma em punho dando voz de parada aos referidos jovens.

Um deles obedeceu a ordem de parada e foi violentamente agredido, os outros dois cada um correu para um lado.

O denunciado F. J. P. perseguiu um jovem B. J. da L. até a esquina das ruas Vereador Olinto Rosa Pimentel com a rua da Limeiras, local de onde efetuou um disparo de arma de fogo em direção ao jovem B. J. da L., errando dessa vítima pretendida e vindo a acertar as costas da vítima R. F. J. C. que se encontrava a mais de 100 metros do local do disparo, conversando com um vizinho,  vindo a óbito.

O julgamento foi presidido pelo Juiz de Direito Dr. Marcio  Trindade Dantas, a acusação pelo Promotor de Justiça Dr. Cláudio César Cortesia e a defesa pelos Dr. Migue Nicolau Junior, Dr. Felipe Coman Bahls e Dra. Elizane Marcondes Soares, e teve a duração de mais de 12 horas.

O Ministério Público requereu a condenação nos termos da denúncia e a defesa pleiteou a desclassificação para homicídio culposo e como tese subsidiária a exclusão da qualificadora do motivo torpe(vingança).

Ao final o conselho de sentença condenou o réu F. J. P. pelo delito de homicídio qualificado por erro na execução, nos termos da denúncia do Ministério Público. O Juiz aplicou a pena de 13 (treze) anos e 9(nove) meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. O réu F. J. P. aguardará eventual recurso em liberdade.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).