Itaipu é novo membro da Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidroambiental

A Itaipu Binacional acaba de se tornar membro da Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidroambiental (IAHR, sigla em inglês para International Association for Hydro-Environment Engineering and Research). Fundada em 1935, é uma organização mundial independente de engenheiros e especialistas em água que trabalham em campos relacionados às ciências hidroambientais e suas aplicações práticas. Atualmente, tem mais de 5.450 membros, entre indivíduos, instituições e empresas.

As atividades estudadas variam de hidráulica fluvial e marítima a desenvolvimento de recursos hídricos e eco-hidráulica, passando por engenharia de gelo, hidroinformática e educação e treinamento contínuos. A IAHR estimula e promove tanto a pesquisa quanto sua aplicação e, ao fazê-lo, se esforça para contribuir para o desenvolvimento sustentável, a otimização da gestão de recursos hídricos do mundo e processos de fluxo industrial.

As atividades da Associação estão intimamente ligadas tanto aos trabalhos da Itaipu em relação à preservação do reservatório, como às ações de recuperação de bacias hidrográficas.

A IAHR atinge seus objetivos por meio de uma ampla variedade de atividades de membros, incluindo: grupos de trabalho, agenda de pesquisa, congressos, conferências especializadas, workshops e cursos de curta duração; periódicos, monografias e anais; pelo envolvimento em programas internacionais como UNESCO, WMO, IDNDR, GWP, ICSU e pela cooperação com outras organizações (inter)nacionais relacionadas à água.

Os representantes da Itaipu na IAHR são Giovanni Gomes Villa Trinidad, Elio Emanuel Romero Lopez, Mariana Maria Werlang, Luiz Henrique Maldonado, José Mariano Quevedo Aguadé e Roberto Hiroshi Takahashi, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT); Andre Luiz Watanabe e Andre Luiz Watanabe, da Divisão de Reservatório (MARR.CD); e Ligia Leite Soares, chefe do escritório de Brasília.

A empresa faz parte do Comitê de Hidráulica Fluvial; Grupo de Trabalho sobre Curso de Treinamento em Hidrometria; Grupo de Trabalho sobre Sedimentação de Reservatório; Comitê de Métodos Experimentais e Instrumentação; Comitê de Mecânica de Fluidos; Comitê de Estruturas Hidráulicas; Comitê de Adaptação às Mudanças Climáticas; Comitê de Ecohidráulica; Comitê de Gestão de Risco de Inundação; Comitê Conjunto sobre Hidroinformática; Comitê de Gestão de Recursos Hídricos; Grupo de Trabalho sobre Drones em Hidráulica e Grupo de Trabalho sobre Operações de Sistemas Hídricos.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).