A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes da Universidad Nacional de Itapúa (UNI), do Paraguai. Na visita, as universidades assinaram um termo de cooperação que deve possibilitar trabalhos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
A visita técnica foi solicitada pela UNI e tem um foco específico nas áreas de inovação, patentes, transferência de tecnologia e conhecimento, e prestação de serviços à comunidade. O reitor da Universidad Nacional de Itapúa, Hermenegildo Cohene, compartilha que os interesses institucionais se fortalecem tendo em vista as similaridades da UNI e da Unicentro.
“Vivemos em uma mesma região, portanto, temos problemas e interesses muito comuns. Vimos, também, que somos universidades jovens e inovadora e que, cooperando, podemos crescer ainda mais”, reflete o reitor da UNI. “Nossos pontos de interesse são, fundamentalmente, as pesquisas conjuntas, intercâmbio de docentes e estudantes e para o desenvolvimento de programas de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado”, pontuou.
Tendo em vista os pontos de interesse da comitiva paraguaia, a agenda da visita iniciou no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, com uma reunião com a reitoria, para a apresentação das duas universidades. A agenda também contempla visita aos câmpus Cedeteg e Irati, às Agências de Inovação, além de conversas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
“A Unicentro tem como meta intensificar as parcerias, principalmente, com as universidades da América do Sul. Já temos parcerias com algumas universidades paraguaias, inclusive com a UNI, mas ainda muito incipientes”, lembrou o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes. “A partir desse novo desse novo termo de cooperação. Temos a certeza de que vamos conseguir aumentar essas parcerias com as nossas pesquisas e com os nossos projetos de extensão. Acreditamos que essa cooperação é uma via de mão dupla e, com isso, vamos avançar na parceria com as instituições de todo o território paraguaio”, acrescentou.
Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, a visita de universidades estrangeiras mostra a importância da Unicentro no contexto internacional.
“Também mostra a necessidade e a vontade da Unicentro em buscar essa internacionalização por meio da cooperação. A América do Sul tem uma característica muito parecida e uma proximidade, tanto geográfica quanto de pesquisa”, destaca.
“É importante que possamos estar sempre próximos das universidades parceiras, crescendo, desenvolvendo e proporcionando aos estudantes, professores e agentes universitários a melhor qualidade no que nós fazemos, que é ensino, pesquisa e extensão”, complementou.