Paraná lidera ranking de empregabilidade feminina, no Sul, no primeiro trimestre

O Paraná fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com saldo positivo de 43.183 novos postos de trabalho ocupados por mulheres, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com esse resultado, o Paraná ocupa o primeiro lugar no ranking de empregabilidade feminina entre os estados da Região Sul, superando os 38.018 novos empregos gerados dentro deste recorte de gênero por Santa Catarina e 29.679 do Rio Grande do Sul.

No cenário nacional, o Paraná ocupa o terceiro lugar, atrás apenas de São Paulo (133.514) e Minas Gerais (45.187). O saldo de novos empregos gerados para as mulheres de janeiro a abril no Paraná avançou 71% em relação ao mesmo período, em 2023, quando 25.379 postos de trabalho foram ocupados por mulheres.

O mês de abril também foi positivo para as mulheres no Paraná, com o registro de 10.113 novos postos de trabalho, liderando entre os estados da região Sul. Rio Grande do Sul e Santa Catarina geraram 7.587 e 7.129 empregos femininos, respectivamente. Em comparação ao desempenho de abril do ano anterior (4.976), o avanço foi de 103%. O Paraná permaneceu em terceiro lugar no ranking nacional de empregabilidade no mês de abril, novamente atrás dos maiores estados da federação: São Paulo (34.501) e Minas Gerais (10.132).

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná em colocar mulheres em vagas de emprego, tanto no cenário nacional quanto no regional, reforça a eficácia das ações adotadas pelo Governo do Estado para a promoção da empregabilidade em todos os recortes, com destaque para o de gênero.

“Além dos mutirões focados em oportunidades para elas, a Secretaria do Trabalho também tem realizado ações específicas para encurtar a distância entre o trabalho formal e as mulheres, como a oferta de cursos profissionalizantes. A formação de mão de obra qualificada abre portas no mercado de trabalho e esses números refletem no Caged, com um número crescente de mulheres inseridas no mercado de trabalho”, destacou.

Outros Números – Os setores que mais contrataram mulheres nos quatro primeiros meses do ano foram Serviços  (29.432), Indústria (9.116), Comércio (3.337), Construção (703) e Agropecuária (596). Mulheres com idade entre 18 e 24 anos foram as que mais tiveram oportunidades (17.723). Na sequência aparecem trabalhadoras nas faixas etárias de 30 a 39 anos (7.466), mulheres com até 17 anos (6.381), 40 a 49, com saldo de 6.381 novos empregos, 25 a 29, com 3.997 postos de trabalho e entre 50 e 64 anos (1.599).

Confira as tabelas de empregos por  faixa etária  entre os estados  e  e por setores .

Deixe um comentário

Casais guarapuavanos poderão participar de casamento coletivo no próximo mês

Prefeito de Guarapuava participou de reunião com desembargadora sobre o evento que ocorre no dia 18 de maio; inscrições vão até dia 09

O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, participou nessa quinta-feira (10), de uma reunião com a desembargadora Joeci Machado Camargo para falar sobre o Casamento Coletivo 2025, que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba. Ação teve objetivo de convidar os casais guarapuavanos a fazerem parte desse grande momento de celebração e cidadania.

O Casamento Coletivo é um evento tradicional promovido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Sesc Senac PR e diversas instituições que oferecem estrutura e suporte para tornar esse sonho possível. A próxima edição será realizada no dia 18 de maio de 2025, e as inscrições estão abertas até 09 de maio de 2025, sendo elas gratuitas.

Durante sua fala em Guarapuava, a Desembargadora Joeci reforçou a importância do evento, que vai além da oficialização de uniões. “O casamento coletivo é uma ferramenta de inclusão social, garantindo dignidade, segurança jurídica e amor. É uma celebração da cidadania”, destacou.

Quem pode participar

Podem se inscrever casais maiores de 18 anos, de todo o estado do Paraná, que desejam oficializar sua união civil. A prioridade é dada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, mas o evento é aberto a todos que desejam realizar o casamento com o apoio do projeto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de maio de 2025. Para isso, os casais devem se inscrever no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, levando a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa
  • Comprovante de residência.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, destacou os próximos passos para a participação dos guarapuavanos. “Então o nosso desafio agora, é encontrarmos um casal, mas como o prefeito Baitala solicitou, nós queremos levar mais de um casal, afinal temos alguns pedidos quanto a isso. Então agora nós vamos nos organizar e buscar levar esse ou esses casais para esta iniciativa no dia 18 de Maio”, disse Helena.