A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Batel e as Unidades de Urgência e Emergência Trianon e Primavera têm passado por uma situação de superlotação devido à alta demanda de atendimento, conforme informou a Prefeitura de Guarapuava. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, reforça que pessoas com sintomas não caracterizados como urgência ou emergência podem procurar outras alternativas, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o atendimento da assistente virtual SARA.
No mês de abril, somando as três Unidades de Saúde, foram realizados 24.803 atendimentos, sendo que 74% deles foram classificados como não urgentes. A UPA Batel apresenta o maior número de pacientes, passando de 10 mil em abril.
Apenas nos primeiros dias de maio, mais de 6.800 pessoas já foram atendidas na UPA Batel e nas Unidades de Urgência e Emergência, dos quais mais de 4.990 não eram casos graves.
“Esse aumento de atendimentos tem sido verificado todos os anos, nessa época, devido ao aumento dos casos de síndrome gripal e, neste ano, atipicamente, pelos casos de dengue. Ressaltamos que todas as nossas unidades contam com atendimento médico, além dos atendimentos pela assistente virtual SARA, onde temos um médico do outro lado da tela atendendo você. Os casos de urgência/emergência são atendidos prioritariamente, mas os casos leves acabam aguardando um pouco mais”, comentou a Secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.
O que são sintomas de urgência e emergência?
Os atendimentos de urgência e emergência são caracterizados como aqueles que necessitam de ação médica imediata.
Uma situação de emergência precisa ser atendida assim que o paciente chega ao Pronto-Socorro, já que apresentam um risco iminente para a vida. Alguns exemplos dessas situações são perda de consciência, convulsões, sintomas de acidente vascular cerebral (AVC), sintomas de parada cardíaca, dor forte no peito, falta de ar intensa, reação alérgica grave, febres altas e constantes, entre outros.
Já em uma situação de urgência, é recomendável que o atendimento seja realizado em até 30 minutos, já que podem evoluir para complicações graves. Torções, luxações, fraturas, transtornos psiquiátricos, febre há mais de 48h, crises de asma brônquica sem falta de ar, dor abdominal moderada, idoso debilitado ou com retenção urinária e dor intensa em qualquer parte do corpo são alguns dos casos que devem ser tratados como urgências.
Assistente Virtual SARA
A assistente virtual SARA foi inicialmente lançada para auxiliar no enfrentamento da Covid-19. Funcionando como um canal de triagem digital, SARA permite que os pacientes com sintomas leves realizem uma avaliação inicial de forma rápida e segura, sem a necessidade de sair de casa.
Ao acessar o aplicativo Fala Saúde, os pacientes podem acionar o botão “Fale com a SARA” e realizar a triagem digital. Também é possível acessar o chat da SARA por meio do site da Prefeitura de Guarapuava, clicando no botão “Assistente SARA” no canto superior direito da tela, ou por meio do link AQUI.
Com base nos sintomas relatados, a assistente virtual classifica o risco do paciente. Em seguida, uma equipe de enfermeiros entra em contato via WhatsApp para conduzir a consulta até o médico, caso haja necessidade, ou dar demais orientações.
É importante ressaltar que, embora a SARA desempenhe um papel crucial na triagem dos pacientes, o atendimento propriamente dito é realizado por médicos qualificados, por teleconsulta ou presencialmente, dependendo da gravidade.