Secretaria realiza capacitação para professores de Matemática e Português
Explorando as diversidades nas práticas pedagógicas, na tarde de sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma capacitação para professores de oficinas de matemática e língua portuguesa. As aulas são realizadas no contraturno das escolas integrais.
A formação foi ministrada pelas assessoras pedagógicas da SME, Débora Voitena, Marlete Lima Crissi e Marcia Raquel Rocha. O encontro, que foi realizado no Auditório da SME, reuniu 26 professoras.
“A educação integral é um modelo pedagógico inovador que busca a formação integral dos alunos. As oficinas de Língua Portuguesa e Matemática assumem um papel fundamental no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, complementando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovendo o engajamento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. No entanto, nossos professores precisam estar devidamente preparados e atualizados para promover a educação de melhor qualidade”, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.
O objetivo do Programa Escola em Tempo Integral é fomentar a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica, considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta da formação desta sexta-feira (3), foi alinhar e direcionar o trabalho para ser unificado entre as escolas integrais da rede municipal. A capacitação abordou as competências e habilidades a serem desenvolvidas nessas instituições, e trabalhou materiais manipulativos como blocos lógicos, material dourado, réguas numéricas, ábaco, tangram, jogos de raciocínio lógico e jogos algébricos nas oficinas de matemática, e jogos de consciência fonológica, estruturação e construção de textos para as oficinas de língua portuguesa.
“A formação Escola em Tempo Integral é de suma importância para os profissionais de educação para que os professores desenvolvam seu trabalho com qualidade nas escolas e obtenham um resultado positivo com relação a aprendizagem dos alunos.
A formação está sendo muito útil e interessante para a nossa prática pedagógica. Essa iniciativa deverá se repetir com mais frequência, pois é uma ótima ideia para os professores adquirirem novos conhecimentos e até mesmo a troca de experiência entre os profissionais de educação das demais unidades de ensino”, contou a pedagoga da Escola do Campo Professor Maack, Rosymeri Pereira de Jesus.