Celebração aos trabalhadores do Paraná marca a agenda legislativa

A trajetória de lutas da classe trabalhadora no mundo e no Brasil será mais uma vez celebrada na Assembleia Legislativa do Paraná. Trabalhadores dos mais diferentes setores da sociedade serão homenageados em uma sessão solene na próxima quinta-feira (2), um dia após o feriado do Dia do Trabalhador.

A iniciativa do evento é do primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Ney Leprevost (União), e presta um reconhecimento aos trabalhadores do Paraná. A solenidade está marcada para as 18h30 no Plenário e é o destaque da agenda legislativa na próxima semana, que conta ainda com audiência pública, sessões plenárias e reuniões de comissões.

O Dia do Trabalho remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem remonta o movimento de operários que eclodiu em Chicago em 1896, dando origem às celebrações de 1º de Maio. Eles lutavam contra as condições desumanas de trabalho e pela redução da carga horária de 13 horas para 8 horas.

No Brasil, a data é celebrada desde 1925, quando virou decreto após a Greve Geral em 1917. Mas a maior mudança só veio com a Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Já a Lei federal nº 10.607/2002 definiu o dia 1º de maio como feriado nacional.

Deixe um comentário