Artigo: Uma agenda estratégica para o êxito da nova política industrial

No âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), além das seis missões do programa, é preciso identificar metas e o desempenho do setor. Os seguintes indicadores devem ser considerados: expansão anual da manufatura e da sua taxa de investimentos; evolução do emprego; e aumento da sua participação no PIB dos atuais 15% para 18% em 10 anos.

Quanto aos investimentos do setor, estudo da FIESP aponta a necessidade de R$ 456 bilhões anuais em uma década, ante os R$ 256 bilhões atuais, com uma diferença, portanto, de R$ 200 bilhões. Assim, são muito bem-vindos os investimentos de R$ 300 bilhões da NIB no período de 2024 a 2026, que se somarão aos aportes já feitos hoje pelo setor e reduzirão a defasagem apontada pela entidade.

Outros pontos críticos são os custos trabalhistas e do capital e acesso ao crédito, acordos internacionais, carga tributária e isonomia, como defendemos agora, preconizando o fim da isenção de impostos federais nas vendas de até 50 dólares das plataformas internacionais de e-commerce.

​Os segmentos têxtil e de confecção dependem de investimentos em bens de capital e capacitação de recursos humanos. Sua cadeia de valor demanda novas tecnologias e mais produtos sustentáveis e tem espaço para o design avançado, economia criativa e conexão com a arte, pois todo esse universo influencia as tendências da moda e consome produtos do setor.

Nossa indústria tem amplas possibilidades de se projetar nas compras governamentais, têxteis técnicos, descarbonização, defesa, saúde, agro, infraestrutura e sustentabilidade. Há fatores limitantes, como as margens de lucro muito comprimidas e o fato de as empresas investirem cerca de 80% com capital próprio.

Em 2023, o investimento da indústria têxtil e de confecção em máquinas e equipamentos, 85% dos quais são importados, foi de R$ 5 bilhões, aquém do necessário. O setor necessita de investimentos maiores para ganhar competitividade no mercado interno e no comércio global da área, de US$ 800 bilhões anuais, sendo a China a líder, com mais de 30%.

​O fomento industrial é relevante para o Brasil, cujo PIB, a despeito do avanço do agronegócio, serviços, mineração, petróleo e gás, segue evoluindo de modo lento e abaixo do ideal de 4% ao ano. Para dinamizar o crescimento, é crucial a expansão da manufatura, como ocorreu em várias nações. Por isso, o sucesso da NIB pode ser um ponto de inflexão no desenvolvimento nacional.

Fernando Valente Pimentel é o diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

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Páscoa: Procon aponta diferenças de preços de produtos em Guarapuava

Pesquisa mostra variação especialmente nos ovos de chocolate de até 165% entre os diversos pontos de venda

Uma pesquisa de preços da Páscoa, realizada pelo Procon de Guarapuava entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2025, revelou uma variação nos valores dos produtos típicos dessa época, especialmente os ovos de chocolate, que apresentaram diferenças de até 165% entre os diversos pontos de venda.

A pesquisa tem como objetivo auxiliar os moradores de Guarapuava na escolha dos itens mais adequados e acessíveis, por meio da comparação dos preços praticados por diferentes estabelecimentos.

Diversas marcas e variações de cada produto foram analisadas, oferecendo ao consumidor a oportunidade de comparar valores e fazer escolhas mais conscientes diante da ampla variedade disponível no comércio local.

Colomba de Páscoa 

Um alimento típico do período da Páscoa, as colombas registraram uma variação de 23,96% no valor entre diferentes estabelecimentos. Custando de 19,99 a 24,78.

Barras de chocolate 

As barras de chocolate apresentaram uma variação de preços que chegou a 61,40%. Uma barra de 80g de uma determinada marca foi encontrada por R$  5,49 no estabelecimento com menor preço, enquanto em outra loja o mesmo produto custava R$ 7,99.

Bombons

Os bombons também apresentaram variações significativas de preço nos supermercados de Guarapuava. Ao todo, foram listadas nove marcas, sendo que uma delas registrou uma diferença de 248,50% no valor entre os estabelecimentos. Esse foi o caso de um bombom de 90g, encontrado por R$ 4,99 no local com o menor preço e por até R$ 17,39 em outro ponto de venda.

Ovos da páscoa 

Os ovos de Páscoa continuam sendo os protagonistas do feriado e, como mostram os dados do Procon, são também os campeões em variação de preços. Em alguns casos, o mesmo produto foi encontrado com uma diferença de  R$ 81,00, o que representa mais de 160% de variação. Essa oscilação é observada tanto nos ovos voltados ao público infantil quanto nos modelos tradicionais e recheados.

Pescados 

Além dos doces, a pesquisa também incluiu pescados, itens tradicionais na Semana Santa. O Lombo de Bacalhau (1kg), por exemplo, teve preços estáveis, enquanto a Posta de Bacalhau (1kg) apresentou variação de 27,56%, de R$ 64,99 a R$ 82,90.

Para mais detalhes sobre os preços encontrados na pesquisa, os consumidores podem acessar todas as informações clicando aqui.