Dia D para confecção de Carteirinha do Autista é nesta sexta-feira em Guarapuava
Para marcar o mês de abril e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado promovem o mutirão para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) nesta sexta-feira (19).
A ação em Guarapuava é desenvolvida por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, junto com o Núcleo de Educação Estadual e as entidades socioassistenciais AGMA (Associação Guarapuavana Mundo Azul) e APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).
“Essa iniciativa é muito importante, pois garante o acesso rápido a carteirinha, além de orientar as famílias sobre os direitos das pessoas no espectro autista. Em Guarapuava, optamos pela estratégia de unir forças com o Núcleo de Educação Estadual, com a Secretaria de Educação Municipal e com as entidades socioassistenciais AGMA e APAE, estas que já atendem, orientam e acompanham este público. Com isso, no Dia D vamos receber as famílias, encaminhando a documentação e entregando as carteirinha impressas”, destacou a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosa Aparecida Daniel.
A CIPTEA é um documento de identificação que garante a prioridade em atendimentos públicos e privados em todo Estado do Paraná, conforme a lei Federal n°13.977/2020.
O Dia D será realizado em Guarapuava em 19 de abril, das 8h30 às 11h00 e das 13h às 16h30, nos seguintes locais:
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS)
Endereço: Rua Guaíra, 3074 – Centro
Telefone: (42) 3142-0500
Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (CTEA)
Endereço: Avenida Moacyr Júlio Silvestri, 830 (em frente ao Superpão Hiper) – Centro
Telefone: (42) 3142-1229
Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE)
Endereço: Rua Senador Pinheiro Machado, 2332 – Centro
Telefone: (42) 3621-7600
Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA)
Endereço: Rua Curitiba, 145 – Bonsucesso
Telefones: (42) 33042543 e (42) 984425694
Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Endereço: Rua Luis Ciscato, 75 – Santa Cruz
Telefone: (42) 3623-2544
Os locais listados estarão preparados para receber e realizar o encaminhamento da documentação. As carteiras serão impressas e entregues na hora, e também serão emitidas em formato PDF que poderão ser utilizadas no celular, como documento digital.
Os documentos necessários para solicitar a carteira CIPTEA são:
– RG e CPF da pessoa autista;
– RG e CPF do responsável;
– Fotografia 3×4 (Pode ser retirada pelo celular);
– Laudo médico (Deve conter os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e assinatura com CRM do médico);
– Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo. (Carteira de vacinação, carteira de doação de sangue e exame de tipo sanguíneo);
– Comprovante de endereço;
– Telefone e E-mail do responsável para contato.
O serviço fica disponível durante o ano todo, e pode ser solicitado pelo cidadão ou pelo responsável legal. O processo de solicitação também pode ser feito de forma online, diretamente no portal do Governo do Estado. Para acessar o site, clique AQUI.
Quem não puder comparecer no “Dia D”, também pode realizar a solicitação pelo link acima. Após análise e aprovação de cadastro, o prazo para emissão digital do documento é de até 30 dias. A carteirinha deve ser impressa para uso.