Complexo do Idoso terá maior sistema de energia solar em prédios públicos

O Complexo do Idoso, localizado no Parque das Araucárias, é um projeto, segundo a Prefeitura de Guarapuava, pensado para fornecer bem-estar à pessoa idosa. Ainda em obras, o local possui capacidade para atender cerca de mil pessoas. Um dos pontos de destaque da construção é a instalação de um sistema de energia solar.

“O Complexo do Idoso é uma obra que reflete o motivo de Guarapuava ser uma das cidades brasileiras reconhecidas como Amiga dos Idosos. E, pensando nisso, temos nos empenhado para garantir um local com conforto, qualidade e sustentabilidade para os nossos idosos. Então, a instalação dos painéis solares é um passo significativo para o nosso compromisso em termos uma cidade alinhada com a sustentabilidade e o uso de energias renováveis”, comentou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A estrutura conta com piscina aquecida, área para pilates, atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, espaço para cursos e oficinas, um cinema, salão de festas, refeitório, além de biblioteca. Além disso, foi realizado o planejamento de acessibilidade para todas as áreas.

Para que todas as atividades do Complexo do Idoso sejam executadas, há a necessidade do uso de energia elétrica. Assim, pensando na maior sustentabilidade, 350 painéis solares fotovoltaicos, de 545W (Watts) e 2 inversores de 75kW (quilowatt) foram instalados no local.

Cada uma das placas solares geram, em média, 22 mil kWh (quilowatt-hora) no período de um mês. O Complexo do Idoso é o primeiro prédio público de Guarapuava a instalar este sistema de produção de energia desde o início da obra, além de ser o maior em potência produzida.

“A obra do Centro do Idoso foi um projeto licitado e executado por uma empresa de Belo Horizonte. Desde que assumimos a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, nós temos uma premissa que todos os nossos projetos, sejam eles executados por nós ou licitados, devem respeitar as questões de mobilidade, sustentabilidade e acessibilidade”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

“Partindo desse princípio, a sustentabilidade, principalmente em uma obra que é uma das maiores realizadas pelo Município nos últimos vinte anos, deveria ter, com toda certeza, uma gestão sustentável. A geração de energia através dos painéis fotovoltaicos é o que temos de mais sustentável nesse momento para obras civis, principalmente obras públicas”, complementou.

 

A gestão do Complexo do Idoso será multidisciplinar. Desse modo, diversas Secretarias Municipais irão atuar em conjunto para promover o bem-estar das pessoas idosas de Guarapuava.

 

“Nessa obra, nós também teremos o reuso das águas da chuva. As cisternas de armazenamento já estão sendo executadas para que possamos usar essa água nos vasos sanitários, para molhar as plantas, para lavar as calçadas. Enfim, todo o uso de água que não necessite de tratamento para consumo humano poderá ser feito através dessa água de reuso”, finalizou Paulo.

Deixe um comentário