O programa “Crer&Ser”, da Secretaria Municipal de Educação, é um dos finalistas do 12° Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Empreendedorismo na escola. Guarapuava concorre com Assaí e Palmas. A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a criação e/ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para a consolidação e crescimento das micro e pequenas empresas, impactando no desenvolvimento social e territorial.
“Eu me sinto muito feliz em ver que nossos projetos na área da educação estão nas disputas em nível estadual e federal. Mas o que me deixa mais feliz mesmo, é saber que programas como o Crer&Ser fazem total diferença na vida e no futuro das pessoas, sobretudo, das novas gerações. É muito gratificante olhar nos olhos de uma criança e ver que ela tem potencial de ser o que ela quiser na sua vida profissional. É emocionante fazer parte deste projeto que ganha dimensões inimagináveis e que, de fato, muda a vida de todos”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Para a coordenadora do programa de Educação Empreendedora, “Crer&Ser”, Ana Cláudia Klosouski Andrade, ser um dos finalistas do prêmio do Sebrae certifica que o município tem desenvolvido ações efetivas e inovadoras no âmbito da educação empreendedora.
“O programa “Crer&Ser” contempla diversos projetos da Secretaria de Educação e, entre eles, está o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), desenvolvimento em parceria com o Sebrae. Todas as escolas municipais aplicaram uma metodologia de educação empreendedora, atingindo cerca de 8 mil alunos da rede municipal. Com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos da rede, também criamos uma política pública, onde o empreendedorismo entra como parte do currículo municipal”, explicou Ana.
A cerimônia de premiação da fase estadual ocorre nesta quinta-feira (18), em Curitiba, a partir das 18h30. O evento será realizado no Restaurante Madalosso. Estão concorrendo 30 projetos de boas práticas de gestões públicas de 27 cidades do Paraná, que foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por 22 representantes do Sebrae e do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme).
Os programas concorrentes estão separados em 10 categorias diferentes, são elas: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Governança Territorial, Inclusão Produtiva, Sala do Empreendedor, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Turismo e Identidade Rural.
Os 10 vencedores da etapa estadual irão competir na final nacional, que será realizada em junho, em Brasília. Confira a lista de finalistas:
Cidade Empreendedora
Cascavel
Jacarezinho
Paranaguá
Compras Governamentais
Capanema
Jacarezinho
Foz do Iguaçu
Empreendedorismo na Escola
Assaí
Guarapuava
Palmas
Empreendedorismo Rural
Cerro Azul
Paranacity
Toledo
Governança Territorial
Bom Jesus do Sul
Santa Helena
Siqueira Campos
Inclusão Produtiva
Ibiporã
Ponta Grossa
Tupãssi
Sala do Empreendedor
Araucária
Francisco Beltrão
Guaíra
Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo
Foz do Iguaçu
Maringá
Londrina
Sustentabilidade & Meio Ambiente
Bituruna
Curitiba
Itaipulândia
Turismo & Identidade Territorial
Curitiba
Pato Branco
Pinhais