Unicentro e Turvo desenvolvem projeto de empreendedorismo local

O município de Turvo fechou uma nova parceria com a Unicentro com o intuito de impulsionar o empreendedorismo local. Em uma visita às instalações do Laboratório de Inovação da universidade (InovaLab), o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Turvo, Tony Luiz Gomes, conheceu a estrutura do projeto e firmou a continuidade de parcerias já desenvolvidas até o momento.

“O objetivo da visita foi estreitar os laços diante de uma parceria que existe entre o município e a universidade, conhecer de perto os novos projetos e estar sempre em contato e atento a todas as ações da universidade, planejando junto nessa parceria o que nós podemos desenvolver para o melhor do município e dos universitários”, explicou o secretário.

Além de contribuir com o desenvolvimento do município vizinho, a parceria também deve trazer benefícios para a Unicentro.

“Essa parceria é uma forma de integração da universidade com a comunidade, que promove a geração de serviços atendendo demandas do município de Turvo, por meio da pesquisa e extensão. Com tais atividades, além da universidade interagir com a comunidade, também possibilita aos acadêmicos envolvidos no projeto a oportunidade de adquirir experiência no campo prático do serviço público”, destacou a orientadora do InovaLab, Rosmeiri Ferras.

Na visita, ficou definida a elaboração de um senso empresarial do município que vai identificar as características individuais dos empreendimentos; as coletivas dos setores de atuação; e as empresariais. O intuito é fornecer dados para a formação de políticas públicas e contribuir com a tomada de decisão dos gestores locais. A previsão é de que as atividades iniciem ainda em 2024.

“As atividades estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano, tendo a seleção de alunos, a parte do desenvolvimento, das métricas e das metodologias a serem utilizadas”, comentou o responsável pelo InovaLab, professor Cleverson Salache.

Por meio dessa ação, a expectativa é de que a iniciativa contribua positivamente para os habitantes de Turvo, como já vem acontecendo através de outras parcerias, como a Cátedra e a Awaken.

“A prefeitura municipal tem um grande apoio e parceria junto à universidade, a qual desenvolve vários projetos, desde o início dessa gestão”, comenta o secretário. O objetivo para o futuro é que projetos como esse se fortaleçam. “Diante dos projetos que já temos em andamento, já estamos planejando para 2025, 2026, e assim se dá sequência nas próximas edições desse projeto para que ele se concretize e dê continuidade”, finalizou.

Sobre o InovaLab – O Laboratório de Inovação da Unicentro (InovaLab) realiza atividades de extensão e de consultoria júnior, por meio de três pilares – acadêmico, empresarial e comunitário. O objetivo é desenvolver projetos inovadores para a universidade e para a comunidade, por meio da integração dos alunos com a população. Assim, o projeto busca atrair a comunidade empresarial e pública para desenvolver projetos nesta perspectiva.

Deixe um comentário

Itaipu celebra um ano de programa de saúde mental para os empregados

Programa Saudavelmente, criado em 2024, abriu inscrições para escolha de ‘Embaixadores’. Celebração foi nessa sexta-feira

A Itaipu Binacional comemorou nessa sexta-feira (4) o primeiro ano do Programa Saudavelmente, uma iniciativa lançada em abril de 2024 que tem como meta o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores(as) e familiares. Com ações voltadas para prevenção, promoção da saúde e acolhimento psicossocial, o programa apresentou um balanço de atendimentos realizados durante esse período e anunciou como novidade a abertura de inscrições para escolha de “Embaixadores do Saudavelmente”.

O mapeamento de saúde mental realizado pelo programa teve 622 participantes; foram realizadas 25 palestras e ações presenciais, além de 73 reuniões entre a MentalClean (parceira da Itaipu na gestão do Programa Saudavelmente) e o Núcleo Técnico do Programa; treinamentos com mais de 100 líderes e mais de 70 profissionais da Saúde e RH e mais de 105 atendimentos via Canal 0800.

O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, esteve presente na celebração e ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Sem nossos recursos humanos, a empresa não existe. Investir na saúde mental é fundamental para garantir que nossos colaboradores estejam bem física e emocionalmente”, afirmou.

A psicóloga Vanessa Ramos Lima, gerente da Divisão de Seleção e Acompanhamento de RH e gestora do Programa Saudavelmente, destacou a importância do programa. “Desde o início, sabíamos que era um tema complexo e essencial, especialmente em uma empresa da dimensão de Itaipu. Hoje, temos um canal de apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, que já atendeu mais de 105 pessoas diretamente e está disponível para todos os dependentes”.

Com um mapeamento inicial que revelou o estresse como principal desafio enfrentado pelos colaboradores — alinhado às estatísticas nacionais que apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo — o Programa Saudavelmente segue expandindo suas ações com foco na prevenção e promoção da saúde. “Queremos estimular hábitos saudáveis e o autocuidado para alcançar uma saúde plena”, concluiu Vanessa Ramos Lima.
O

programa abrange diversas frentes, como assessoria financeira, nutricional, jurídica e social, além do suporte emocional. Segundo Fátima Macedo, CEO da MentalClean e psicóloga do trabalho, o objetivo é oferecer um apoio integral aos colaboradores e suas famílias. “Esse cuidado vai além do ambiente corporativo, chegando às casas dos empregados e ajudando em questões como conflitos familiares, endividamento ou dificuldades escolares dos filhos”.

Entre as ações realizadas estão oficinas abertas para empregados, como o workshop “Caixa de Primeiros Socorros Emocionais”, que teve ampla adesão. “As pessoas ainda têm uma questão de resistência ou falta de gestão de tempo para colocar em prática as ferramentas de autocuidado e gerenciamento de estresse. Isso tem aparecido muito nos treinamentos e workshops”, apontou o psicólogo especialista em saúde ocupacional e facilitador da MentalClean, Felipe Sitta da Silva.

Cláudio Henrique Cardoso Costa, gerente de operação da usina e subestações, destacou a importância do programa para a gestão interna: “Isso traz boas práticas que podemos aplicar aqui na Itaipu. A equipe se sente acolhida e mais confiante para expor problemas antes que evoluam para doenças graves”, explicou.