Abril é o mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o País, por meio do Abril Verde.

Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (DSMT), se une a essa Campanha para reforçar o compromisso com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

“Através da DSMT, entre outras atividades que promovemos durante o ano todo, busca-se garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenir acidentes e doenças ocupacionais e promover a saúde e bem-estar conforme dispõe a Lei Municipal nº 2391/20215. A segurança e a saúde no trabalho são responsabilidade de todos”, pontuou a diretora do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Guarapuava, Helisoéllen Maria Pugsley.

A campanha

A Campanha surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Assim, visa garantir mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho. Além de, mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais.

E, para mudar esse cenário, durante o Abril Verde, são promovidas  ações para disseminar informações sobre a segurança do trabalho, prevenção de acidentes, leis trabalhistas e outros assuntos relacionados.

Em Guarapuava, o município conta com a LEI Nº 2391/2015, que dispõe sobre o Abril Verde, o qual tem como intuito orientar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Deixe um comentário

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Fonte: Secom