SECULT abre inscrições para oficina Ressoar Para Não Silenciar

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realiza, no próximo dia 14 de março, a Oficina Ressoar para não silenciar, com a artista Marcela Perbiche. A ação enfatiza a importância da fala. O evento é gratuito e ocorre no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, no dia 14 de março, às 19h.

A secretária de Cultura, Rita Felchak, explicou que a oficina é resultado do projeto pessoal da artista guarapuavana Marcela Perbiche, que tem uma trajetória no teatro e vem a cada dia ganhando mais espaço na cena paranaense.

“A oficina será uma experiência enriquecedora para todos os que participarem, sejam artistas ou não artistas. Será uma oportunidade de explorar a voz, esse elemento humano tão potente e simbólico”, ressaltou a secretária.

O evento é destinado para todas as pessoas interessadas em terem maior domínio vocal, partindo da reflexão crítica sobre a importância social da voz falada. Artistas e não artistas maiores de 16 anos podem participar.

Marcella Perbiche – Marcella Perbiche é atriz, cenógrafa, professora de teatro, diretora de elenco e, há dez anos, atua profissionalmente em diferentes áreas das artes da cena.

Criadora da Loucas Coletivas e da Borracharia Cênica, tem DRT pelo SATED PR e é uma professora-pesquisadora-multiartista Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná.

Sua pesquisa é voltada para o teatro físico, voz falada e oratória para atores e não atores. Já ministrou oficinas de voz para professores da rede FIEP Curitiba e em congressos, para alunos de comunicação das universidades Tuiuti, UniBrasil e UniCuritiba.

“Quando a gente pensa na voz falada, a gente pode pensar nela como uma ferramenta de comunicação, que é necessária para tudo na nossa vida, em questão de pessoas que têm comunicação verbal. Mas muitas vezes essa voz é silenciada. Isso é específico de grupos em vulnerabilidade social, enfim. E aí entra a importância da arte como uma ferramenta de ressoar essa voz, impedindo que ela seja silenciada”, comentou a artista.

“E eu defendo muito que a arte tenha essa potência, mas também que a voz seja uma potência de ser. Por isso, é importante que todos participem da oficina, para que tenham mais expressividade, para que se desenvolvam, para aumentar o repertório de conhecimento sobre, para não artistas, porque a voz é uma ferramenta necessária de uso diário. Ter esse conhecimento é mais do que válido”, finalizou Marcella.

Inscrições podem ser feitas AQUI

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.