Guarapuava estreia como cidade federada em competição de atletismo

Pela primeira vez na história do Município, Guarapuava se torna uma cidade federada na Federação de Atletismo do Paraná (FAP). Essa conquista abre portas para os atletas locais competirem em eventos de destaque, estadual e nacionalmente, representando a cidade.

Neste contexto, os jovens talentos guarapuavanos se preparam para sua estreia federada no 2º Festival Paranaense de Atletismo Sub-14 e Sub-12, disputado em Apucarana neste sábado, 2 de março.

Segundo Milton Roseira, secretário municipal de Esportes e Recreação, essa conquista é muito relevante para a comunidade esportiva de Guarapuava.

“Anteriormente, os atletas, muitas vezes precisavam competir por outras cidades, mas agora têm a oportunidade de representar seu próprio município. Em razão da federação, o número de competições a serem disputadas irá aumentar. Isso, consequentemente desenvolve o potencial do atleta. Além disso, a federação possibilita que os competidores alcancem colocações e rankings que abrem portas para futuros apoios financeiros, como as verbas do projeto Proesporte”, disse.

Fernando Obal, responsável pela escolinha de atletismo do Projeto Esporte Futuro de Guarapuava, reforçou o trabalho realizado. “Agora, esses atletas carregam uma responsabilidade a mais nas competições estaduais. E eu tenho certeza, com base no que eles já fizeram e no potencial que têm, de que estão à altura desse desafio” assinalou Obal.

O Festival Paranaense de Atletismo engloba diversas modalidades, desde corridas de velocidade até lançamentos e saltos. Os atletas de Guarapuava estão ansiosos para mostrar seu potencial e representar sua cidade.

Salatiel Machado e Karielli da Luz Marsa, participantes do Projeto Esporte Futuro, deram provas desse entusiasmo.

“Olha, faz tempo que eu treino, mas toda vez que eu vou viajar me dá um nervosinho ainda. Mas estou bastante animada. Me dá uma alegria de pensar que nós somos um time e representamos Guarapuava”, contou Karielli, de 12 anos, que competirá no arremesso de peso e no salto em distância.

“É sempre muito desafiador”, acrescentou Salatiel, de 10 anos, que representará a cidade no salto em altura e nos 600 metros.

Antônio Marsa, pai de Karielli, está orgulhoso da filha, que vai em busca de duas medalhas de ouro nessa competição.

“Para nós, é uma alegria inexplicável. Ainda mais com a informação que a gente obteve aqui, de que agora o município é federado. É gratificante ver a evolução do esporte. E ela [Karielli] vai com a expectativa agora de pegar as duas medalhas de ouro. Isso é uma alegria inestimável, incomparável. Não há palavras para explicar” externou o pai de Karielli.

Deixe um comentário

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Fonte: Secom