Show cancelado do ‘Rei’ em Guarapuava gera medida cautelar do Procon

O Procon Guarapuava proferiu decisão cautelar em Processo Administrativo que busca garantir os direitos de consumidores prejudicados pelo cancelamento do show do cantor Roberto Carlos, que seria realizado na cidade no dia 24 de setembro de 2023.

Na medida preventiva, o órgão reitera que o show foi cancelado na véspera do evento, o que prejudicou diversos consumidores, tanto de Guarapuava como da Região, que se organizaram em caravanas para prestigiar o artista. Na ocasião, foi informado aos consumidores que seria redesignada nova data para o evento, assim como a possibilidade de devolução do dinheiro pago pelos ingressos, mas até hoje, menos de dez por cento foram devolvidos.

Após encontrarem dificuldades com o estorno dos valores pagos pelos ingressos, alguns consumidores procuraram o Procon para tentar resolver a situação. Segundo o órgão, a questão é de interesse coletivo dos consumidores, uma vez que a situação abrange aproximadamente três mil pessoas que pagaram e não tiveram a prestação do serviço contratada, tampouco a devolução do dinheiro.

Entre as determinações constatadas na decisão cautelar, as fornecedoras Natureza Produções Artísticas e Publicidade S/S, Cult Espetáculos e Eventim Brasil, devem adotar medidas urgentes, para o estabelecimento de canal de solicitação de ressarcimento dos consumidores que optarem pela devolução da quantia paga pelo ingresso, no prazo de cinco dias úteis a contar do recebimento da notificação, sob pena de multa de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento.

O Procon ainda determina que as Fornecedoras prestem esclarecimentos aos Consumidores se existe ou não previsão de nova data para a realização da apresentação do artista.

De acordo com a superintendente do Procon em Guarapuava, Luana Esteche “a intenção da medida não é colocar em dúvida a idoneidade das fornecedoras, mas, sim, resguardar o direito dos consumidores que buscam a devolução dos valores pagos, assim como o direito de informação sobre a remarcação ou não do evento”.

Ainda de acordo com o Procon, o Centro de Eventos Cidade dos Lagos, onde seria realizado o show, não faz parte do Processo, uma vez que demonstrou ter apenas seu espaço locado pela produção do evento. As Fornecedoras estão sendo notificadas da decisão e poderão apresentar defesa no processo administrativo.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril