Linhas do transporte escolar são fiscalizadas em tempo real

A Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início às fiscalizações dos serviços contratuais referentes ao transporte escolar. Este controle, conhecido como programa de saída, é feito ao longo de todo o ano para garantir que as 217 rotas estejam funcionando de acordo com as normas, e os 4.680 estudantes atendidos cheguem às unidades escolares com tranquilidade.

“A segurança das nossas crianças é prioridade. E realizar esta fiscalização em tempo real é uma ferramenta crucial para garantir essa segurança. Por meio do monitoramento constante, podemos prevenir incidentes, garantir que os alunos estejam sempre sob a supervisão de profissionais responsáveis e oferecer aos pais a tranquilidade de saber que seus filhos estão seguros durante o trajeto escolar”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

A partir de um cronograma definido pelo Departamento de Transporte Escolar, as equipes da SME embarcam na rota de cada veículo e analisam as condições de higiene, funcionamento dos itens de segurança, conservação dos pneus, atendimento às crianças, local de embarque e desembarque de cada aluno, e todo o funcionamento e dinâmica dos transportes. As escolas também podem fazer solicitações e reclamações.

Segundo a diretora do Departamento de Transporte Escolar, Ana Paula Amaral Anisieski, quando há um novo aluno a equipe vai até a localidade, faz a rota e marca os pontos de saída.

“A importância é justamente para garantir a segurança e o bom atendimento dos alunos, que é um pedido do professor Pablo (de Almeida), para que a gente atenda os alunos da melhor forma possível, que é o nosso foco. Esse é o nosso grande objetivo. Além disso, orientamos as empresas com relação às obrigações firmadas no contrato, bem como sobre os direitos e deveres dos usuários do transporte”, ressaltou a diretora.

As fiscalizações são realizadas em um aplicativo gratuito. Além disso, a plataforma Educa Mais ainda oferece ferramentas para o controle e supervisão dos transportes escolares em tempo real. O motorista inicia a rota e cada aluno que embarca faz o check-in pelo QR Code da carteirinha. Ao entregar todos os alunos, o motorista finaliza a rota no aplicativo. A plataforma gera um histórico de viagem e, desta forma, as escolas e os pais podem confirmar o horário que essa rota iniciou e finalizou, ou mesmo se houve alguma ocorrência.

Além de permitir que os pais monitorem o trajeto em tempo real, as plataformas oferecem mais seguranças aos alunos e facilitam o controle e fiscalização do funcionamento das linhas e veículos.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).