Vendas em Guarapuava aumentaram neste fim de ano

As vendas em Guarapuava aumentaram neste fim de ano, aponta levantamento, um crescimento de 1,26% em relação à 2022 A pesquisa foi encomendada pela Federação das Associações Comerciais do Paraná (FACIAP) e ouviu 73 comerciantes em Guarapuava.

O estudo foi realizado pelo instituto Datacenso com 564 comerciantes de todo o estado, abrangendo as cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A coleta de dados ocorreu entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2023 e revela, também, que os comerciantes estão preocupados com a economia, porém têm boas expectativas para seus negócios nos próximos meses.

A pesquisa aponta que, de modo geral, para a maioria dos comerciantes paranaenses, as vendas de Natal deste ano foram equivalentes às do ano passado. Contudo, para outra parcela significativa, o resultado foi superior. Em geral, o desempenho das vendas foi positivo, registrando um crescimento de 1,12% no estado. O estudo também indica que os comerciantes investiram em estratégias de marketing para atrair os consumidores, e essas estratégias apresentaram resultados mais satisfatórios.

Formas de pagamento mais utilizadas:

Em relação às formas de pagamento utilizadas em Guarapuava, os resultados coincidiram com as expectativas da pesquisa de intenção de compras realizada antes do Natal, destacando o cartão de crédito a prazo como a forma predominante de pagamento.

À prazo com cartão de crédito: 38%

À vista cartão de crédito: 10%

À vista PIX: 29%

À vista débito: 24%

Estratégias de preço e promoção de vendas:

Já em relação a promoção de vendas no geral o comerciante guarapuavano utilizou o recurso de descontos e promoções:

Promoções e desconto no geral: 38%

Promoções de pacotes ou combos 19%

Preços promocionais em produtos complementares: 10%

Cupons de desconto: 5%

Utiliza e mantém cadastro ativo com os clientes para informá-los sobre novidades, produtos e serviços: 24%

Fez treinamento e capacitação da equipe para atendimento: 10%

Outras citações: 14%

Nenhuma: 24%

Percentual de vendas online:

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos comerciantes, principalmente aqueles em Curitiba e Maringá, possuem canais de vendas online. No entanto, há uma parte significativa de comerciantes que ainda não adotaram essa prática.

Isso representa uma oportunidade para incentivar o uso da internet como canal de venda e aprimorar o desempenho nas vendas. Em Guarapuava, 43% dos comerciantes tiveram canais de vendas online, enquanto 57% não os tiveram. Esses dados, segundo a federação, geram preocupação em relação às estratégias para 2024.

Para 2024, o comércio paranaense precisa investir mais na forma híbrida de venda, conciliar as tradicionais vendas físicas com as vendas no ambiente digital, para atender melhor os clientes, aconselha Fernando Moraes, presidente da FACIAP.

Forma de contratação de mão de obra temporária:

Em Guarapuava parte significativa dos temporários se tornou contratação efetiva. Este tipo de contratação é normal nesta época do ano. Para os comerciantes paranaenses que contrataram no geral, a maioria foi mão de obra temporária especialmente em Curitiba e Londrina. Guarapuava foi a cidade com maior número de efetivações com 60%. veja abaixo o percentual de cada cidade:

Curitiba: 8%

Ponta Grossa: 14%

Guarapuava: 40%

Maringá: 33%

Cascavel: 13%

Londrina: 25%

Francisco Beltrão: 20%

Expectativa do comerciante para 2024:

A pesquisa mostra que 5% dos comerciantes em Guarapuava está desanimado, 57% está preocupado e 38% se sente animado para as vendas este ano.

Apesar de pesquisas nacionais apontarem queda do poder de compra do consumidor, este estudo mostra aumento nas vendas no Paraná. Também, que houve um melhor desempenho das vendas em regiões com forte presença do agronegócio. Em levantamentos que fizemos anteriormente em datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, constatamos queda no número das vendas, o que foi diferente nesta pesquisa do Natal, em que tivemos um aumento no consumo”, destaca o presidente.

Para saber os detalhes completos da pesquisa e comparativo de cada cidade acesse clique AQUI.

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