Guarapuava está entre as 100 maiores economias rurais do Brasil, diz IBGE

A semana da primeira quinzena do mês de dezembro fechou com ótimas notícias para o município. É que dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2021, apontam que oito municípios paranaenses integram as 100 maiores economias rurais do país, entre eles está Guarapuava.

A informação do IBGE corrobora com o que apontou um estudo feito pela consultoria Urban Systems com exclusividade para a Revista Exame e que foi divulgada no dia 12 de dezembro. Na ocasião, a publicação declarou Guarapuava como um dos melhores lugares do Brasil para se fazer negócios na agropecuária e no setor da educação. O estudo da Revista levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de cem mil habitantes.

“É muito gratificante receber uma notícia desta natureza, Ainda mais, se levarmos em conta que em 2021, período este quando o IBGE fez o levantamento, vivíamos o problema da pandemia de Covid-19 e uma grande estiagem que assolou o Estado.

Nosso município foi apontado como um dos melhores do Brasil, entre as 319 cidades com mais de cem mil habitantes para se investir na agropecuária e na educação. Vivemos um momento de pleno desenvolvimento. Isto se deve a todos os que trabalham dia a dia por uma cidade melhor, mais humanizada, tecnológica e inovadora”, considerou o prefeito Celso Góes.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, entidade que participa da rede coordenada pelo IBGE para o cálculo do PIB municipal, os resultados reafirmam a pujança econômica do Estado.

“Apesar de o ano de 2021 ter sido marcado pela estiagem, o que afetou o PIB agropecuário e outras atividades econômicas relacionadas ao setor, os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Interior do Estado se destacaram no ranking nacional. Isso demonstra a dedicação dos trabalhadores e do setor produtivo paranaenses, além do trabalho do governo estadual para movimentar a economia em todo o Paraná”, afirmou.

Deixe um comentário