Cidade de Guarapuava é destaque turístico na região

Nos últimos tempos, os municípios de Guarapuava e Prudentópolis se tornaram os mais procurados por pessoas do Paraná, do Brasil e do exterior em se tratando de turismo. As duas cidades são referência pelo potencial de atrair visitantes, sobretudo, para aqueles que apreciam o turismo rural ou de aventura.

De acordo com o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a união entre os municípios proporciona o crescimento potencializado do turismo regional. Ele reitera que de forma integrada, muitas atividades podem ser desenvolvidas, aumentando, portanto, as possibilidades de crescimento de ambas as cidades.

“Além de vizinhos, não podemos nos esquecer de que temos os mesmos objetivos. Tanto Guarapuava quanto Prudentópolis, buscam o crescimento e o desenvolvimento sustentável. O turismo rural e de aventura são a vocação da nossa região. Por isso, é preciso que cada vez mais, ações integradas sejam pensadas e desenvolvidas no sentido de projetar as duas cidades e atrair visitantes para conhecerem as belezas naturais e vivenciar a cultura do nosso povo, bem como, apreciar nossa gastronomia”, discorreu Góes.

A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, pontuou que o alcance da divulgação das duas cidades quando se fala em turismo rural e de aventura tem feito a diferença na economia local. Katriane atribui o sucesso no posicionamento à parceria entre os municípios.

“A parceria entre Guarapuava e Prudentópolis tem sido fundamental para o crescimento de ambas as cidades no setor. A partir desta união para o fomento do turismo, muitas oportunidades de empreendimentos têm surgido. Mais pessoas são alcançadas a cada dia. Há ainda uma novidade, que é o aplicativo Prude, que traz informação na palma da mão, sem a necessidade de haver a conexão com a internet, porque o sistema também pode ser usado no modo off-line. Desta forma, a regionalização do setor é benéfica para os dois municípios e todos ganham. Muitas são as experiências à disposição dos turistas e o resultado é o aquecimento da economia no setor”, destacou Katriane.

No espaço virtual reservado a Guarapuava e Prudentópolis no portal “Experiencias Turísticas do Paraná”, o usuário tem acesso aos produtos e serviços relacionados às duas cidades. A partir de então, o visitante sabe de antemão o que irá encontrar. A Jornada de Formatação de Produtos de Experiência é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a prefeitura de Guarapuava, que teve início em maio deste ano, e contemplou uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos. Ao todo, são 21 novos produtos formatados em 2023, com todas as informações possíveis, dias e horários de funcionamento, o que essa experiência turística pode oferecer, detalhes sobre reservas, lotação máxima e para quem o local é indicado, se é para casais, famílias ou grupos de amigos. No material, há fotos e um mapa interativo apontando a localização correta, e um breve histórico de cada empreendimento turístico.

Turismo brasileiro

Guarapuava também é destaque no Mapa do Turismo Brasileiro, que conta com a participação de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no País. A ferramenta é considerada fundamental, uma vez que informa e orienta a respeito da destinação de recursos pelo governo federal. Os valores são para a elaboração e/ou revisão de planos, estudos e planejamentos, visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

O Mapa do Turismo é aberto a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.

Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional nesta área, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. “Estar inserida nesta plataforma do turismo nacional, faz com que Guarapuava apareça para esse cenário e mostre a sua importância turística para todo o Brasil. Além do que, também faz jus a todo trabalho que temos em consonância com o Ministério do Turismo, com todas as regulamentações legais exigidas, para estarmos dentro dessas ações”, salientou Katriane.

O Mapa está disponível por meio da versão 2.0, e traz funcionalidades como o “fluxograma de análise técnica” que possibilita ao gestor municipal acompanhar o seu processo de atualização ou de cadastro no sistema, com um layout que facilita o acesso às informações do Sismapa. Os municípios do País são classificados de A até E no Mapa do Turismo.

Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. O Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo pode ser acessado no endereço eletrônico: www.mapa.turismo.gov.br.

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