As fortes chuvas no último domingo (08) atingiram 57 cidades no Paraná. Na região de Guarapuava, Pitanga foi a que mais sofreu com o volume de chuvas. Cerca de 100 famílias foram atingidas diretamente, devido aos pontos de alagamento na cidade. Diante desse quadro, a Prefeitura de Guarapuava se uniu à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava na campanha de arrecadação para fornecer auxílio à população atingida.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e coordenadora da Defesa Civil Municipal de Guarapuava, Elenita Lodi, explicou que o município de Pitanga pertence a regional do órgão e que o intuito da ação visa contribuir com o auxílio imediato da população atingida.
“Guarapuava teve uma situação tranquila diante das fortes chuvas do fim de semana. Porém, não foi isso que aconteceu com Pitanga. O município teve uma ocorrência muito maior de atendimentos de famílias e uma situação muito mais complexa. As equipes de lá estão precisando de doação de diversos itens”, salientou Elenita.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada na região chegou a 100 milímetros, durante o domingo (08). Os rios Ernesto e Pitanga, que cortam a cidade, transbordaram e inundaram casas e comércios da cidade, deixando pessoas desabrigadas.
O que pode ser doado?
Podem ser doados alimentos, água, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, e móveis.
Onde doar?
Os pontos de recolhimento das doações são:
Quartel de Bombeiros do Posto Primavera
Rua João Fortkamp, 870, Primavera;
Sede Administrativa do Grupamento de Bombeiros
Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro;
Sede da Defesa Civil Municipal
Rua Guaíra, 3074, Centro (anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).