Requião Filho cobra explicações sobre novo sistema de transparência nas Finanças do Estado

O Deputado Estadual Requião Filho protocolou, esta semana, junto ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado, pedidos de providências a respeito da implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

O sistema faz parte de Projeto de Modernização da Gestão Fiscal, criado pelo Decreto Federal 10.540/2020, e terá como objetivo incentivar a transparência nas finanças públicas no Estado do Paraná.

Tanto a CELEPAR quanto a Secretaria da Fazenda estipularam, no momento da licitação, especificações técnicas mínimas para adaptação de software ao modelo de prestação de contas do Estado do Paraná.

Ocorre que, passados dois anos da contratação da empresa LOGUS SISTEMA DE GESTÃO PÚBLICA LTDA, por valor próximo a 30 milhões de reais, parece ainda não ter existido adaptação do sistema às necessidades do Estado. O deputado também trouxe o questionamento ao Secretário de Fazenda do Estado do Paraná, Rene Garcia Jr, durante a prestação de contas na tarde desta terça-feira (26).

“Estamos gastando cerca de 30 milhões de reais para contratar um sistema que irá garantir mais transparência nas finanças públicas.

Queremos saber o motivo pelo qual, mesmo avisados por servidores de que o mínimo não estava sendo cumprido, ainda não foram tomadas providências para que a empresa cumpra suas obrigações, e adapte o sistema à contabilidade do Estado do Paraná.

Vamos aguardar uma resposta e análise dos procuradores do GEPATRIA, no Ministério Público Estadual, e do Tribunal de Contas”, declarou o parlamentar.

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Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril