Secretaria de Educação segue com formações de Método Teacch

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Educação (SME) realizou a continuação da formação da metodologia TEACCH. O objetivo é capacitar as professoras no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O centro universitário UniGuairacá recebeu 57 professoras durante a manhã e tarde. Assim como nos últimos encontros, a psicopedagoga Margarete Esser ministrou a formação, agora com o tema “O processamento sensorial como uma parte do tratamento”.

“A Secretaria de Educação está comprometida em oferecer formações contínuas e especializadas aos nossos professores. Estamos procurando capacitá-los a atender, com excelência, às necessidades dos nossos alunos.

Porque reconhecemos a importância de assegurar um ambiente educacional inclusivo, onde cada criança possa aprender de acordo com suas necessidades individuais”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

O método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação), é um modelo de educação especial e inclusiva baseado na adaptação de ambientes e valorização da capacidade cognitiva do aluno, buscando promover sua autonomia por meio do desenvolvimento de novas habilidades.

“O processamento sensorial diz respeito à forma como o sistema nervoso central gerencia as informações recebidas dos órgãos sensoriais, ou seja, os estímulos visual, auditivo, tátil, gustativo e olfativo”, destacou a assessora pedagógica da SME, Monica Cristina Menon Folador.

No total, a formação vai contar com cinco encontros, destes, três já ocorreram. Entre os temas abordados estão:

Os princípios básicos da metodologia TEACCH;

O ensino estruturado integrado ao modelo TEACCH;

O processamento sensorial como uma parte do processo.

“O encontro de hoje foi tranquilo. Nós estamos tendo continuidade sobre o Método TEACCH para trabalhar com as crianças autistas. O tema de hoje foi sobre a importância de fazer um planejamento adequado para as crianças conforme seus níveis e estabelecer objetivos específicos para cada criança sobre o que ela precisa aprender e como vamos ensinar”, contou a professora da sala de Recurso Multifuncional da Escola Hipolyta Nunes de Oliveira, Santina Pereira da Cruz Mazur.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).