Falta de sinalização em estradas rurais pode causar acidentes, alerta Energisa

A Energisa tem alertado a comunidade sobre um risco recorrente nas estradas rurais de Guarapuava e região: cercas de arame instaladas sem sinalização, que podem causar acidente.

Usada como instrumento para delimitar a área de pastagem e manejo dos animais, as cercas de arames representam um risco quando, temporariamente, são mudadas de lugar e, por não estarem devidamente sinalizadas, podem ser responsáveis por acidentes envolvendo os profissionais que fazem a leitura da energia elétrica nas propriedades rurais.

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança, Rodrigo Garcia, as cercas não identificadas têm sido um “elemento surpresa” no trajeto dos leituristas que, com motocicletas, fazem a rota mensal na área rural.

“Nossos leituristas visitam os clientes mensalmente. Porém, há situações em que em um mês a estrada estava livre e no mês seguinte o condutor é surpreendido pela via obstruída por um arame esticado e não sinalizado. A visualização do arame não sinalizado fica ainda mais difícil nos dias de chuvas”, exemplificou.

Como alerta para evitar acidentes com os colaboradores, a empresa informa que tem investido em treinamento e orientações contínuas aos leituristas, para que adotem um comportamento de direção segura e defensiva.

Além disso, todas os veículos da Energisa são equipados com telemetria, uma tecnologia que monitora a velocidade e as condições da via, emitindo alertas instantâneos de qualquer conduta arriscada na direção.

“No entanto, vale lembrar que as cercas temporárias também podem ser a causa de acidentes com outras pessoas que fazem trilhas de moto ou bicicleta pelas estradas rurais da região, que podem ser surpreendidas por um arame no meio da passagem, vindo a sofrer quedas, lesões, fraturas e outros problemas decorrentes do acidente”.

Diante desses riscos, a concessionária também orienta aos donos de propriedades e trabalhadores rurais que se atentem à importância de sinalizar as cercas temporárias.

“A solução é simples, mas deve ser rotina no dia a dia do trabalho no campo. Uma placa, um tecido colorido ou qualquer material visual que chame a atenção, posicionado corretamente no arame esticado, pode evitar um acidente grave e até fatal”, reforçou Rodrigo.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril