Programa Mais Médicos avança no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) validou mais uma fase para a implementação do Mais Médicos no Paraná, na modalidade de coparticipação, ou seja, a bolsa dos profissionais é paga integralmente pelo Ministério da Saúde ao profissional, descontando o valor do repasse do piso de Atenção Primária à Saúde.

Segundo a Sesa, das 590 novas vagas do programa destinadas aos municípios paranaenses, 559 já estão disponíveis para preenchimento imediato, em 241 municípios.

Estas vagas estarão abertas para escolha dos médicos que se inscreverem no 31º ciclo (edital nº 13), previsto para iniciar as atividades entre os dias 18 e 22 de setembro. Localidades como Abatiá, no Norte Pioneiro, Juranda, no Centro-Oeste, e Xambrê, no Noroeste do Estado, estão entre elas.

O novo edital, publicado em junho, abriu uma nova possibilidade em relação ao repasse e pagamento dos profissionais que integrarão o programa. Os valores a serem repassados por meio do programa federal não entram na folha de pagamento das prefeituras, beneficiando diretamente as contas municipais.

Já para os médicos, os maiores incentivos são o abatimento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que pode chegar até 90%, a realização do curso de especialização e a oferta de mestrado.

“A Sesa apoia o Programa Mais Médicos no Estado visto que a atuação destes profissionais nas Unidades Básicas de Saúde promove o acesso e o cuidado à população que é atendida nas unidades.

Gestantes, crianças, pacientes com doenças crônicas, idosos são os maiores beneficiários, com esses médicos interagindo com as características de cada município”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.