Parceria com Microsoft vai oferecer cursos gratuitos no Paraná

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), fechou uma parceria com a Microsoft para oferta de cursos de qualificação gratuitos em temas como produtividade, tecnologia da informação (TI) e finanças, através da difusão da plataforma Escola do Trabalhador 4.0.

Os cursos possuem qualificação para os níveis iniciante, intermediário e conhecimento avançado. Eles contemplam as áreas de letramento digital, produtividade pessoal, introdução à programação, produtividade colaborativa, administrador de TI, desenvolvedor de programador em software, profissional de Inteligência Artificial, analista de dados, analista de segurança, engenheiro de dados, educação financeira via Excel, entre outros.

Todos os cursos serão realizados por ensino à distância. O projeto de qualificação será incorporado nos programas de Agências de Inovação, que estão sendo implementadas em algumas cidades do Estado, e também nos Núcleos Regionais de Inovação, que contam com investimento de R$ 15 milhões em 10 municípios-polo estratégicos.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, ressaltou a importância de divulgação e disponibilização de cursos na área de TI. “O acesso ao ensino é fundamental para o desenvolvimento do Paraná. Estamos firmando uma parceria muito importante com a Microsoft para disponibilizar cursos totalmente gratuito. Vamos levar esses cursos para nossas Agências de Inovação, que estão sendo implementadas nos municípios menores, para levar qualificação na área de inovação e tecnologia”, afirmou.

Qualificação – A parceria com a Microsoft é mais um avanço da Secretaria da Inovação em programas de qualificação. A SEI já possui o Qualifica Mais, que vai oferecer 10 mil vagas para qualificação profissional, todas gratuitas e disponíveis para qualquer cidadão. Atualmente, estão abertas inscrições para novas instituições ofertarem cursos para população.

Iniciado em 2022, o programa conta com a parceria de empresas credenciadas, como a escola DIO, e já ofereceu bootcamps de HTML, CSS, JavaScript, NET C#, JAVA e JavaScript para criação de jogos, com 800 inscritos. Atualmente, dois cursos da DIO estão com inscrições gratuitas no LINK.

Deixe um comentário

Enem: Estudantes paranaenses já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Têm direito alunos que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública

Os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 14 a 25 de abril.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública; ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que sejam membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados pelo estudante como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Independente do pedido de isenção, o estudante ainda deverá fazer a inscrição para o Enem, cujo período ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Justificativa de Ausência – O estudante que obteve a isenção, mas não compareceu aos dois dias de aplicação das provas no Enem 2024 e que queira solicitá-la para o exame de 2025, precisará justificar sua ausência. O prazo é o mesmo, de 14 a 25 de abril, também pelo site do Inep.

Enem Paraná – Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.