Edital do Programa Tom de Prosa 2023 é prorrogado até dia 13

Termina na próxima sexta-feira (04) o prazo para produtores culturais inscreverem seus projetos no Programa Tom de Prosa 2023, da gerência de cultura do Sesi Paraná.

As propostas, que deverão vincular-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; e 17 – Parcerias e meios de implementação, podendo incluir outros ODS também.

Os projetos serão selecionados ainda para 2023, com realização de outubro a dezembro, nas praças de Curitiba, Guarapuava, Arapongas, Maringá, Pato Branco, Londrina, Cascavel e Santo Antônio da Platina. Os valores disponibilizados para cada iniciativa variam de R$ 10 mil até R$ 40 mil por cidade/lote, conforme edital.

Serviço:

Edital para Seleção de Produtor Cultural para o Programa “Tom De Prosa 2023“- Edital no 2.1179/2023

Documento completo disponível no Portal de Compras do Sistema Fiep: https://portaldecompras.sistemafiep.org.br/media/2.11792023_Edital.pdf

Inscrições gratuitas até 13 de agosto, sexta-feira, pelo link: https://forms.gle/sT2Njrp3Jy7M1Bit7

Sobre o Projeto – O “Tom de Prosa” surgiu em Pato Branco em 2018, com a intenção de aproximar estudantes, indústrias e comunidade do mundo dos livros, palavras, versos, música, imaginação e sonho por meio de uma semana literária.

Seu objetivo mantém-se até hoje: trabalhar temas da literatura com atividades como espetáculos de teatro e música, contação de histórias, exposições, oficinas, palestras, mesas redondas e ações complementares como feira de livros. As ações culturais ocorrem nos espaços culturais do Sistema Fiep em oito cidades do Paraná.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).