ACIG pede a construção de hospital da UNIMED, em Guarapuava

A Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG) pede a construção de Hospital da UNIMED, em Guarapuava. O pedido está sendo feito diante da realidade de falta de leitos disponíveis na cidade para atendimento particular.

O município, segundo o Censo do IBGE 2022, possui 182.093 habitantes. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice preconizado de número de leitos disponíveis por mil habitantes é de 3 a 5 leitos, mas no Brasil esse número fica entre 2,1 e 2,4.

Considerando o índice de 3 a 5 leitos e o número de beneficiários da UNIMED Guarapuava, que é de, aproximadamente, de 35 mil, um hospital com cerca de 100 leitos tornaria ideal a relação beneficiário/leito, trazendo impacto positivo e segurança aos beneficiários.

A construção de um Hospital da UNIMED de médio porte traria benefícios em todos os aspectos, iniciando pelo investimento que será realizado. Com isso, a qualidade dos serviços e também de atendimentos deve crescer tornando Guarapuava um centro referencial de atendimento à saúde.

O pedido, assinado por todos os representantes de entidades, empresas e instituições de Guarapuava, foi entregue à UNIMED.

Deixe um comentário

Casais guarapuavanos poderão participar de casamento coletivo no próximo mês

Prefeito de Guarapuava participou de reunião com desembargadora sobre o evento que ocorre no dia 18 de maio; inscrições vão até dia 09

O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, participou nessa quinta-feira (10), de uma reunião com a desembargadora Joeci Machado Camargo para falar sobre o Casamento Coletivo 2025, que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba. Ação teve objetivo de convidar os casais guarapuavanos a fazerem parte desse grande momento de celebração e cidadania.

O Casamento Coletivo é um evento tradicional promovido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Sesc Senac PR e diversas instituições que oferecem estrutura e suporte para tornar esse sonho possível. A próxima edição será realizada no dia 18 de maio de 2025, e as inscrições estão abertas até 09 de maio de 2025, sendo elas gratuitas.

Durante sua fala em Guarapuava, a Desembargadora Joeci reforçou a importância do evento, que vai além da oficialização de uniões. “O casamento coletivo é uma ferramenta de inclusão social, garantindo dignidade, segurança jurídica e amor. É uma celebração da cidadania”, destacou.

Quem pode participar

Podem se inscrever casais maiores de 18 anos, de todo o estado do Paraná, que desejam oficializar sua união civil. A prioridade é dada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, mas o evento é aberto a todos que desejam realizar o casamento com o apoio do projeto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de maio de 2025. Para isso, os casais devem se inscrever no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, levando a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa
  • Comprovante de residência.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, destacou os próximos passos para a participação dos guarapuavanos. “Então o nosso desafio agora, é encontrarmos um casal, mas como o prefeito Baitala solicitou, nós queremos levar mais de um casal, afinal temos alguns pedidos quanto a isso. Então agora nós vamos nos organizar e buscar levar esse ou esses casais para esta iniciativa no dia 18 de Maio”, disse Helena.