Recém inaugurado, CMEI Guarapuava tem seu primeiro dia de aula

Após a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no centro da cidade, na noite de ontem, nesta quinta-feira (29) foi um momento para as crianças experimentarem o primeiro dia de aula.

Conforme a coordenação da instituição, este é um período de adaptação e as crianças conhecerão suas salas, os colegas de turma, as professoras e o espaço onde passarão os dias.

Segundo a diretora do Centro de Educação, Bruna Argenta, o dia, além de especial, foi muito proveitoso para todos no CMEI.

“Foi um dia bem proveitoso. As crianças estão no período de adaptação. É um processo que dura alguns dias, mas foram bem-acolhidos, as famílias foram bem-recepcionadas e estamos aí para recebê-los todos esses dias daqui para frente”, expressou a diretora.

A professora da turma Infantil IV, Andreia Aparecida de Farias, comentou sobre o comportamento das crianças neste primeiro dia. Conforme disse a professora, existia um receio de como as crianças agiriam no novo ambiente, mas o balanço, conforme reitera, foi positivo.

“Foi maravilhoso. As crianças vieram com entusiasmo e todas estavam curiosas. Procuramos receber a todos com muito amor e carinho, porque nós também estávamos ansiosos para que chegasse esse dia. Foi maravilhoso”, ressaltou Andreia.

Já para Rita de Cássia Alexandre Ribeiro, mãe da pequena Eduarda, da turma Infantil II, o primeiro dia foi excelente para ela, que esperava pelo novo Centro de Educação na cidade. Rita contou que ouviu da professora da turma, que a menina teve um comportamento tranquilo durante o dia e isto a tranquilizou.

“Para mim foi ótimo, porque eu sei que ela (filha) gostou também. Tudo isso estimula o crescimento e o desenvolvimento dela. Aqui ela fica em segurança. Para mim, a criação deste CMEI foi a melhor coisa”, expressou Rita.

CMEI Guarapuava – O CMEI Guarapuava, que fica na rua Doutor Laranjeiras, cumprirá a demanda da região central do município, atendendo crianças de seis meses de idade, até aquelas que completam cinco anos e onze meses durante o ano, oferecendo vagas para o berçário e infantil I, II, III, IV e V.

O novo local contará com seis salas de aula, uma sala de informática, refeitório, cozinha, banheiros e um espaço completo com brinquedos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30 e espera-se receber um total de 230 matrículas.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).