A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), intensificou as rondas de abordagem social devido a onda de frio prevista para essa semana em Guarapuava. O procedimento acontece com objetivo de atender e direcionar pessoas em situação de vulnerabilidade que estão nas ruas.
“Em Guarapuava enfrentamos as baixas temperaturas e o inverno tende a ser muito rigoroso no município. Todo o ano as rondas do CREAS são intensificadas antes do início do inverno, pois entendemos que é necessário buscarmos alternativas para o atendimento dessa população. As nossas equipes estão preparadas para realizar este trabalho de abordagem social de maneira totalmente humanizada e acolhedora”, destaca a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
Durante o atendimento, as equipes em rondas noturnas identificam e encaminham estas pessoas para abrigos e ou para suas famílias. O acolhimento é feito de forma voluntária, e em casos de recusa, a equipe do CREAS orienta e entrega cobertores e roupas.
“É importante ressaltar que além do encaminhamento para locais seguros, como o albergue e a entrega de cobertores, também realizamos orientação sobre a importância de se proteger contra o frio”, explicou a Assistente Social do CREAS de Guarapuava, Cris Ellen Zampier.
Como ajudar essas pessoas
Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones abaixo.
(42) 3142-0566 – Chamada normal.
(42) 3142-0533 – Via WhatsApp
Os atendimentos nesses canais são até às 22h. Após esse horário, e em casos casos emergenciais, o atendimento é realizado pelos Bombeiros (193), que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.