Neste sábado (15), foi realizado em Guarapuava o “Dia D” da 25ª edição da Campanha de Arrecadação Solidária. A iniciativa é organizada pelo 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e pelo Rotary Club Guarapuava Lagoa, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Defesa Civil do município. Equipes compostas por voluntários das instituições envolvidas saíram às ruas de todos os bairros da cidade para coletar doações de alimentos e roupas.
O prefeito Celso Góes parabenizou todos os envolvidos na campanha, incluindo servidores, parceiros e a população de Guarapuava, destacando o trabalho diário da prefeitura em atender as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Agradeço a todos os guarapuavanos que doaram e contribuíram para tornar a campanha deste ano um sucesso. Juntos, podemos fazer a diferença em nossa cidade e ajudar aqueles que mais precisam”, disse o prefeito.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, reafirmou a importância da solidariedade.
“Muitas pessoas enfrentam dificuldades e desafios diários, e muitas vezes, uma simples ação solidária pode fazer uma grande diferença. Quando nos colocamos no lugar do outro e oferecemos nossa ajuda e apoio, estamos fortalecendo os laços de empatia e solidariedade. que nos unem como seres humanos”, comentou.
Os militares percorreram casa por casa para receber doações de alimentos, agasalhos e cobertores. Além disso, viaturas foram destacadas para realizar o recolhimento de doações nos mercados da cidade. O comandante do 26º GAC, Luiz Renato Laraia Pinheiro, explicou o papel do exército na campanha.
“Nós apoiamos, principalmente, com a parte logística. Com as nossas viaturas e nosso pessoal percorrendo a cidade. Temos 80 militares envolvidos e seis viaturas. Percorremos os diversos bairros da cidade, arrecadamos os alimentos e agasalhos e os trazemos até aqui, no local de coleta, onde os voluntários da Defesa Civil fazem a separação do material”, informou o comandante.
A Defesa Civil organiza a triagem, separação, conferência e validade dos alimentos, além do fornecimento de EPIs e materiais de segurança para o 26° GAC. Para o representante da Defesa Civil Municipal, Tiago Bronoski, a participação da entidade é uma responsabilidade social.
“Guarapuava está enfrentando um período de transição pós-pandêmica, no qual diversas pessoas estão necessitando de auxílio. Felizmente, muitos indivíduos e comércios têm a possibilidade de contribuir com doações e, nesse sentido, uma campanha solidária pode fazer uma grande diferença na vida daqueles que mais necessitam”, afirmou Tiago.
As doações serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelo CRAS. Incluindo aqueles que perderam tudo em tempestades e incêndios.
A quantidade total de alimentos arrecadados será divulgado na próxima semana.