Procon orienta estabelecimentos sobre obrigatoriedade do cardápio em braile

Durante esta semana, fiscais do PROCON de Guarapuava orientam estabelecimentos comerciais da cidade, sobretudo, empresas ligadas à gastronomia sobre a obrigatoriedade de terem disponíveis, no mínimo, uma cópia, do cardápio completo do sistema de leitura em braile. Dentre os estabelecimentos, destacam-se: bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, clubes, casas de show e similares que comercializam lanches e refeições.

A iniciativa tem a finalidade de fazer valer os direitos de clientes cegos ou portadores de deficiência visual, com base na Lei Municipal nº 2.042/2012 e Lei Estadual nº 18.419/2015, que exigem que a empresa disponibilize, no mínimo, um exemplar de cardápio completo em sistema de leitura em braile, garantindo a acessibilidade e os direitos do consumidor.

Segundo Luana Esteche, coordenadora do PROCON do município e presidente do Fórum Estadual dos PROCONS do Paraná, as Leis garantem ao consumidor cego ou com baixa visão, o direito de ler e compreender corretamente o que está escrito no cardápio do estabelecimento, bem como os produtos e serviços oferecidos.

“As Leis determinam que o estabelecimento disponibilize ao menos um exemplar do cardápio em braile para os clientes cegos ou com baixa visão possam ler, interpretar e, em seguida, fazer seus pedidos. Esta iniciativa faz parte da política pública de inclusão social de todas as pessoas do município.

A Lei é defendida pelo prefeito Celso Góes. Desta forma, o comerciante precisa fornecer todas as informações para este público, para que não haja dúvidas quanto à composição e qualidade dos alimentos adquiridos, bem como os riscos que apresentam para a saúde, além de orientar sobre as características e qualidade do que a pessoa está comprando. Isso faz parte do direito à acessibilidade e à informação”, pontua Luana.

O estabelecimento vistoriado tem o prazo de 30 dias, a contar da data de orientação, para se adequar às normas corretas, ou seja, para disponibilizar o exemplar do cardápio em braile a quem solicitar. O não cumprimento das Leis por parte das empresas advertidas pelos fiscais do PROCON, poderão receber multas de 200 Unidades Fiscais do Município (UFM). Caso haja reincidência, o valor será dobrado, sendo que o estabelecimento pode ter o alvará de funcionamento negado pelo município.

Impressão dos cardápios

Com o intuito de facilitar o acesso à informação com baixo custo para os comerciantes, o PROCON de Guarapuava fez uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para a impressão dos cardápios em braile.

Mais informações sobre como obter os cardápios em braile, podem ser obtidas na UTFPR, Câmpus Guarapuava, Avenida Professora Laura Pacheco de Bastos, 800, Bairro Cidade dos Lagos. O comerciante pode também, entrar em contato pelos telefones: 42 3035 8079 – ramal 2260, ou: 42 999389039 (este, com WhatsApp).

Deixe um comentário

Unicentro está com inscrições abertas para a Operação Rondon Paraná

Neste ano, a ação será realizada de 9 a 22 de julho em municípios do norte do estado

A Operação Rondon Paraná 2025 está com as inscrições abertas para a seleção de estudantes e professores para atuarem no projeto. Neste ano o Rondon vai ser realizado de 9 a 22 de julho em municípios do norte do estado. As despesas dos rondonistas serão custeadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

No caso do aluno, os requisitos para participar são estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unicentro a partir do 2º ano; ter disponibilidade de participar das atividades de formação e do período da operação; e ter 18 anos ou mais até o dia 8 de julho. Além disso, o estudante não pode ter participado de edições anteriores do Rondon, seja de operação nacional ou regional.

O acadêmico pode desenvolver atividades no conjunto A – Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde – ou no conjunto B – Comunicação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Cada conjunto é composto por 12 rondonistas, sendo 10 alunos e dois professores. A seleção de alunos é composta por análise da ficha de inscrição e das propostas de trabalho, além de entrevistas com os aprovados na fase de análise.

Os acadêmicos podem se inscrever gratuitamente até o dia 14 de maio por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE). Já os professores devem realizar as inscrições por meio de formulário até o dia 22 de abril. Docentes que já participaram de edições anteriores também podem se inscrever.

O Rondon é uma oportunidade para que o aluno tenha uma formação que vai além da sala de aula, pois a extensão proporciona experiências que contribuem para uma visão humanizada sobre a sociedade. “Uma formação mais complementar para os alunos, uma formação diferenciada, o convívio coletivo. Também humanização, porque às vezes a gente fica tão atrelado à sala de aula, à pesquisa e não vê o outro lado do muro da universidade”, comentou a coordenadora institucional do Projeto Rondon na Unicentro, Mônica Nunes.

Operação Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon teve sua primeira edição realizada no ano de 1967. Essa operação, que ocorreu em Rondônia durante 28 dias, reuniu alunos e professores da Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Já o Rondon Paraná iniciou oficialmente no ano de 2023. Organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das pró-reitorias de Extensão e Cultura das sete universidades estaduais do Paraná.

Além do impacto na formação do estudante, o projeto tem uma grande importância na promoção da cidadania e de benefícios para os locais por onde passa. “Na primeira edição foram 14 mil pessoas beneficiadas. No ano passado, nós tivemos 888 ações de todas as universidades nos 11 municípios e aproximadamente 40 mil pessoas beneficiadas. A intenção é que essas pessoas sejam multiplicadoras dessas ações. Não são atividades mirabolantes, são atividades simples que os municípios pedem, mas que fazem toda a diferença”, finalizou Mônica.