Covid-19: Escola de Enfermagem da Unicentro recebeu vacinas bivalentes

As doses da vacina bivalente contra a Covid-19 já estão disponíveis na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro.

“Em especial”, explicou a professora Alexandra Madureira, coordenadora da sala de vacinação, “nós estamos vacinando as pessoas com sessenta anos ou mais, os trabalhadores da saúde e os trabalhadores do sistema prisional”.

Porém, para além desses grupos, que são atendidos pela universidade, outros já têm a liberação para receber o imunizante nos postos de saúde.

“As pessoas gestantes e puérperas; pessoas vivendo em instituição de longa permanência, a partir de doze anos de idade; pessoas com deficiência permanente, também a partir dos doze anos de idade; pessoas imunocomprometidas, também a partir de doze anos; e comunidades quilombolas”, complementou a docente.

Para receber a dose bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, independente do fabricante, e que a última dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

“Essa vacina bivalente é importante porque ela complementa o esquema vacinal. Então, ela vem com as variantes da omicron- que é uma das variantes do coronavírus – e faz com que as pessoas tenham essa proteção ampliada”, explicou Alexandra.

Além da vacina bivalente, a Unidade Escola de Enfermagem segue disponibilizando doses da versão monovalente do imunizante. Afinal esse tipo de vacina, reforçou a professora Alexandra, segue sendo efetivo na prevenção da Covid-19 e a opção preferencial para quem ainda não tomou as does iniciais da proteção. “As duas vacinas, tanto a monovalente quanto a bivalente, elas estão sendo administradas e são da mesma forma importantes”.

A Unidade Escola de Enfermagem oferece o serviço de vacinação toda quarta e quinta-feira, entre 17h e 19h30. Porém, os atendimentos são exclusivos para quem tem mais de 18 anos, já que o horário especial de funcionamento é para facilitar a imunização de quem trabalha e estuda o dia todo.

Os interessados podem ir diretamente a Sala de Vacinação, que fica no Câmpus Cedeteg, ou agendar a aplicação das vacinas pelo telefone 3629-8187, que também é whatzapp. “Nós atendemos toda a população adulta para receber a vacina bivalente e as demais vacinas que nós temos no calendário”, finaliza Alexandra.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.