Concurso de redação do Rotary está com inscrições abertas

Por meio de uma iniciativa para Empoderamento de Meninas, o Rotary Club de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), o Shopping Cidade dos Lagos e entidades educacionais e culturais de iniciativa pública ou privada, promovem o Concurso de Redação em comemoração ao mês da mulher.

A iniciativa tem como objetivo estimular o pensamento, a discussão e a reflexão sobre o tema, trazendo-o para o cotidiano das pessoas e é destinada a todos os interessados que queiram participar, desde que estejam matriculados em instituição de ensino pública ou particular.

As redações serão avaliadas por um júri especializado e serão concedidos 10 certificados de reconhecimento e mérito, conforme nível escolar organizado em categorias e, medalhas de honra aos 03 primeiros colocados de cada categoria. Haverá também, prêmio de ampla concorrência dentre todas as redações inscritas, sendo selecionados os 03 (três) melhores trabalhos, com entrega de certificados de honra e a seguinte premiação:

1º lugar – R $500,00 (quinhentos reais) em dinheiro.

2º Lugar – Vale-compras no valor de R $300,00 (trezentos reais).

3º Lugar – Cesta com produtos femininos (Avon & Natura).

O evento de premiação ocorrerá no dia 12/04/2023, às 19h, no Shopping Cidade dos Lagos.

As inscrições seguem até às 18h do dia 31 de março e devem ser enviadas pelo email: concursorcg@gmail.com.

As redações devem ser enviadas pelos estabelecimentos de ensino, por e-mail (sem o anexo, sendo que a redação deverá ser inserida no corpo do e-mail concursorcg@gmail.com e identificar no assunto: CONCURSO DE REDAÇÃO – EMPODERAMENTO DE MENINAS.

Deixe um comentário

Região de Guarapuava registrou 5,3 mil admissões em fevereiro, aponta Caged

Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços

 

A região de Guarapuava registrou 5.365 admissões em fevereiro, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 4.466 demissões e saldo positivo de 899 empregos formais na região.

No cenário nacional, o saldo de empregos foi de 431.995 postos de trabalho, resultado de 2.579.192 contratações e 2.147.197 demissões.

Perfil dos contratados e setores em destaque

A maior parte dos trabalhadores admitidos na região tem ensino médio completo (58,62%) e idade entre 18 a 24 anos (30,75%). Em relação ao gênero, 42,42% dos contratados eram mulheres, enquanto os homens representaram 57,58% das admissões.

Entre os setores que mais impulsionaram a geração de empregos na região, serviços liderou com 32,81% das contratações, seguido por comércio, que respondeu por 30,81% dos novos postos de trabalho.

Entre as cidades da região, Guarapuava registrou o maior número de admissões no período, com 2.872 novos contratos. Na sequência, aparecem Palmeirinha (428) e Prudentópolis (418). Em contrapartida, Guarapuava também liderou em número de desligamentos, com 2.574 demissões, seguida por Palmeirinha (386) e Prudentópolis (332).

Cresce contratação de trabalhadores temporários

O levantamento do Caged também aponta que o Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços, que foi responsável por 88.704 dessas contratações. Dentro desse segmento, as áreas de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas concentraram a maior parte das admissões. No Paraná, foram 11.003 contratações na modalidade.

Segundo o gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, Jefer Caldas, o trabalho temporário tem desempenhado um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que buscam o primeiro emprego.

“O trabalho temporário é uma porta de entrada para jovens talentos sem experiência profissional. Além de oferecer uma primeira vivência no mercado, também possibilita capacitação prática e, muitas vezes, abre caminho para uma efetivação”, afirmou.

Municípios da região

Os municípios da região são Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.